Respostas
As Bandeiras que foram queimadas no estado novo são bandeiras estaduais.
História
Estado Novo – Cremação das Bandeiras Estaduais.
Com a implantação do regime do estado novo o país começa o caminho para a centralização do poder e o distanciamento desde do povo com a diminuição do poder dos estados e fortalecimento da burocracia centralizada hoje em Brasilia.
A federação hoje existe apenas no papel hoje somos um estado unico onde poucos exercem o poder sem que o cidadão possa exercer a democracia plena.
…………
Menos de um mês após a implantação do Estado Novo, Vargas mandou realizar a cerimônia da queima das bandeiras estaduais, que teve lugar na Esplanada do Russell no Rio de Janeiro, para simultaneamente comemorar a Festa da Bandeira (cuja celebração tinha sido adiada) e render homenagem às vítimas da “Intentona Comunista” de 1935. Nesta cerimônia, que marca a nível simbólico uma maior unificação do país e um enfraquecimento do poder regional e estadual, foram hasteadas vinte e uma bandeiras nacionais em substituição às vinte e uma bandeiras estaduais que foram incineradas numa grande pira erguida no meio da praça, ao som do Hino Nacional tocado por várias bandas e cantado por milhares de colegiais, sob a regência do maestro Heitor Villa Lobos.
À queima das bandeiras seguiu-se o discurso do Ministro da Justiça, Francisco Campos, no qual ele afirmou: “Bandeira do Brasil, és hoje a única.