• Matéria: ENEM
  • Autor: HarukoScarlet
  • Perguntado 7 anos atrás

Alguém pode me ajudar, me dando dicas, corrigindo, ou só comentando mesmo sobre essa redação, por favor.

Tema - A segurança e o direito à privacidade na internet.

O filme Inimigo do Estado, estrelado por Will Smith, conta o caso de um advogado americano que é perseguido pelo governo, após ter acesso a dados sigilosos sobre a NSA, cujo objetivo era a aprovação de uma lei que lhe permitisse o acesso direto a dados do povo. Atualmente, com o advento da internet após a revolução informacional em meados do século XX, a dependência do uso faz com que a mesma seja um malefício, tanto para a saúde quanto para a privacidade do cidadão.
Diariamente, utilizamos a internet para nos comunicar pelas redes sociais, obter informações em webjornais, comprar produtos e até mesmo transferir dinheiro por meio de bancos onlines, essas ações fazem com que a internet se torne cada vez mais dependente para o ser humano e faz com que as pessoas busquem se adaptar a esse modelo, para estar inserido no corpo social. O seriado britânico Black Mirror, apresenta em um dos seus episódios, uma realidade distópica aonde os seus indivíduos são constantemente avaliados por um aplicativo, gerando um padrão no âmbito social e fazendo com que todos tomem atitudes de acordo com o que está imposto para obter as melhores avaliações.
No livro 1984, escrito por George Orwell, Um estado extremamente totalitário impõe um sistema de controle social, no qual todos os cidadãos são vigiados 24 horas por dia pelas chamadas "teletelas" e estão limitados a aceitar tudo que lhe é imposto, fazendo com que todos que lutassem contra o governo, fossem prontamente eliminados. No Brasil, a lei do marco civil da direito à pessoa de poder se expressar da forma que quiser, contanto que não afete a liberdade de outro e também defende a segurança e a privacidade de cada um. Todavia, o controle de dados exercido por grandes redes sociais e pelo governo, faz com que nossos aspectos do cotidiano estejam expostos e sejam usados para o benefício de terceiros, com o objetivo de venda destas informações, fazendo com que não sejamos apenas o cliente no qual efetua a compra, mas também, o produto vendido, privando-nos de nossa liberdade no dia-a-dia.
Em suma, é de responsabilidade do MJSP, juntamente com o MCTIC, a elaboração de projetos e uma firme punição à empresas que burlem essas leis, além de palestras que alerte o povo dos perigos da web, com o objetivo de permitir uma maior segurança à privacidade do cidadão, dando a liberdade a todos para viver sem medo, aproveitando os benefícios que a internet o disponibiliza.

Respostas

respondido por: yasmin2002liradeamor
0

Resposta:

Ficou muitoooooo boa, mas só toma cuidado com as palavras mais formais, elas não contam pontos. As vezes o mais simples é o melhor! Sucesso!!

Perguntas similares