A rinite é uma inflamação da mucosa nasal podendo ter uma causa alérgica em cerca de dois terços dos casos. A predisposição genética é decisiva. Fatores não alérgicos também podem precipitar e/ou agravar as rinites: poluição, fumaça de cigarro, odores fortes, ar frio, resfriados, mudanças climáticas, entre outros. O diagnóstico é realizado por meio de história clínica incluindo a predisposição familiar, exame direto das cavidades nasais (rinoscopia anterior), testes alérgicos cutâneos e/ou testes sanguíneos para detecção de anticorpos alérgicos IgE específicos (RAST). A rinite alérgica é fator de risco para asma. Cerca de 78% dos pacientes com asma têm rinite alérgica. BEZERRA, Maria Auxiliadora; DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel (orgs). Gêneros textuais e ensino . Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 23. Observe como os pesquisadores organizam os dados para descrever um estado de saúde. Pode-se dizer que, de acordo como o texto é apresentado, constitui-se uma narrativa científica porque aponta dados desconexos e os dão causalidade por meio de uma explicação. sequencia dados específicos e os estrutura em uma explicação. condensa dados específicos e os hierarquiza em uma explicação. lança dados diversificados e os condensa em uma explicação. reúna dados dispersos e os organiza em uma explicação.
Respostas
respondido por:
35
A afirmativa correta é a letra c. sequencia dados específicos e os estrutura em uma explicação. O texto acima apresentado é estruturado sobre a exposição de dados específicos e essenciais para o entendimento da rinite como inflamação da mucosa a ser tratada.
Em seguida, por intermédio de uma ideia de hierarquização, esses dados são apresentados, de forma estruturada, para que possam ser compreendidos pelo leitor, partindo de fatores mais influentes e relevantes para os menos.
respondido por:
12
Resposta:
Sequencia dados específicos e os estrutura em uma explicação.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás