Olá, gente estou precisando mtooo da historia do Ribeirão Jacaré, se quiser resumir tudo bem...Mais tem dois poréns se resumir, tem que explicar muito bem, tem que ter +25 linhas (É para hoje)
Respostas
Segundo historiadores (6) Itatiba teria sido fundada no início do século XIX por foragidos da justiça de Santo Antonio da Cachoeira (atual Piracaia - SP), que desceram o rio Atibaia e teriam fundado um pequeno povoado, mais tarde conhecido por Bairro dos Lopes (nome dado devido ao seu fundador: o fugitivo Salvador Lopes). Após a introdução da cultura cafeeira no município, a cidade se desenvolveu recebendo um grande contingente demográfico.
No final do século XIX, a principal fonte de água potável para os moradores de Itatiba (SP) eram os poços perfurados nos quintais de suas próprias casas. Havia também as opções de se retirar água da “biquinha”, ou de comprar água retirada do ribeirão Jacaré, que era transportada em carroças. O esgoto era depositado em fossas, quando não escorria pelas ruas a céu aberto, no entanto, a quantidade de esgoto produzido pela cidade não chegava a causar grandes impactos e contaminação ao ribeirão Jacaré, de forma que a água era limpa e podia ser consumida sem nenhum tipo de tratamento.
O ribeirão Jacaré, que abasteceu a cidade desde a década de 1950, também foi o principal rio utilizado para a agricultura. Porém, com o aumento da poluição industrial e do crescimento demográfico, a partir da década de 1970, a captação de água da cidade passa a ser realizada no rio Atibaia.
Após a crise cafeeira (7), a industrialização ocorreu em todo país, houve a instalação de diversas indústrias, principalmente têxteis, às margens do ribeirão Jacaré, dando início então à coloração desse rio.
O esgoto industrial e doméstico em Itatiba era lançado in natura em corpos d’água até recentemente. A Estação de Tratamento de Esgotos Domésticos (ETE) só foi implantada em 2007
Outro fator histórico da relação entre a população e este rio urbano eram as inundações. Em Itatiba esse fenômeno era constante em épocas de chuva, pois no ribeirão Jacaré existiam muitos meandros e grandes pedras que evitavam o rápido escoamento da água. Até o início da década de 1970 o ribeirão Jacaré possuía seu curso natural. Devido às inundações, em 1976 a administração pública iniciou as obras de retificação do ribeirão Jacaré e a dinamitação de algumas pedras grandes que se encontravam no leito do rio e impediam um fluxo mais rápido da água