[...] a Sociolinguística é uma ciência que nasceu preocupada com o desempenho escolar de crianças oriundas de grupos sociais ou étnicos de menor poder econômico e cultura predominantemente oral. Seu desenvolvimento foi pautado por dois princípios: o relativismo cultural e a heterogeneidade linguística inerente e sistemática.
(BORTONI-RICARDO, S. N. Manual de sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014, p. 157.)
É correto afirmar que o princípio da heterogeneidade linguística, mencionado pela autora, importa ao trabalho com a variação nos processos de ensino-aprendizagem porque,
Alternativas:
a)
postula que toda língua natural contém uma norma-padrão, portanto, o ensino de língua materna deve se voltar para essa variedade linguística.
b)
postula que toda língua natural é marcada pela variação, portanto, o ensino de língua materna deve também partir desse princípio.
c)
considera que há línguas e variedades linguísticas subdesenvolvidas, portanto, o ensino de língua materna deve minimizar esse déficit.
d)
considera que todas as variedades linguísticas são igualmente adequadas aos contextos dos falantes, posição que deve ser fortalecida pelo ensino.
e)
demonstra que toda língua natural é marcada por variação, portanto, o ensino de língua materna deve coibir esse processo.
Respostas
respondido por:
6
É correta a alternativa B.
Toda língua natural é usada efetivamente pelas pessoas e neste uso se formam naturalmente variações, seja no vocabulário, seja na pronúncia, que devem ser levadas em conta quando se ensina ou se aprende determinada língua.
Fingir que tais coisas não existem, que os registros são todos iguais ou que há registros inferiores e superiores apenas prejudicaria o aprendizado geral e o nível de compreensão linguística dos sujeitos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás