Respostas
Resposta:
Para calcularmos a área do retângulo, por que multiplicamos a medida do comprimento pela medida da largura? A interpretação dessa regra - ou dessa fórmula - é um bom desafio para aprendermos e aperfeiçoarmos vários conceitos geométricos.
Para iniciarmos essa interpretação é importante não esquecer a definição de unidade em relação à área. É um procedimento que influenciou o nosso vocabulário, principalmente o dos corretores de imóveis.
Se um corretor afirmar que a área útil de um apartamento possui 80 metros quadrados (m2), ele estará informando, de maneira indireta, que essa área pode ser preenchida com 80 quadrados de 1 metro de lado.
Esse princípio é aplicado em qualquer tipo de figura geométrica, seja ela regular ou irregular. Assim, para um pedaço de cartão com 16 centímetros quadrados, podemos imaginar que, na superfície desse cartão, se encaixam 16 quadrados, cada um deles com 1 centímetro de lado.
Essa forma de interpretar permite construir fórmulas de cálculo para a área de várias figuras geométricas. Para o caso do retângulo, passa a ser um procedimento bem simples, já que fica fácil calcularmos a quantidade de quadrados que podem ser encaixados na superfície
Explicação passo-a-passo: