Considere o seguinte texto:
Estudando as várias vias de contaminação de doenças, como no caso das diarreias e da incidência de cólera, Briscoe (1984, 1987) desenvolveu um modelo para a compreensão do efeito obtido após a eliminação de apenas parte das múltiplas vias de transmissão de uma determinada doença. O modelo infere que a obstrução de uma importante via de transmissão, pode redundar em uma redução muito inferior à originalmente esperada quanto à probabilidade de infecção. Verifica-se, pelos estudos, que a implementação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário é condição necessária, mas não suficiente para se garantir a eliminação dessas doenças. Briscoe (1987) afirma, ainda, que esses sistemas apresentam efeitos de longo prazo sobre a saúde bem maiores do que os efeitos provenientes de intervenções médicas, o que o leva a sugerir um efeito multiplicador da ação dos sistemas de água e esgotos. Esse efeit
Respostas
A implementação de sistemas adequados de abastecimento e distribuição de água aliado á condições adequadas de saneamento é de fundamental importância para e necessidade diante de um país que passa por cnstantes transformações econômicas mas não visa o bem e saúde da população mais pobre.
O processo de adequação sanitária será importante meio de prevenção de doenças bem como tratamentos, evitando por exemplo o desenvolvimento e transmissão de agentes causadores de doenças.
Resposta:
Considere o seguinte texto:
Estudando as várias vias de contaminação de doenças, como no caso das diarreias e da incidência de cólera, Briscoe (1984, 1987) desenvolveu um modelo para a compreensão do efeito obtido após a eliminação de apenas parte das múltiplas vias de transmissão de uma determinada doença. O modelo infere que a obstrução de uma importante via de transmissão, pode redundar em uma redução muito inferior à originalmente esperada quanto à probabilidade de infecção. Verifica-se, pelos estudos, que a implementação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário é condição necessária, mas não suficiente para se garantir a eliminação dessas doenças. Briscoe (1987) afirma, ainda, que esses sistemas apresentam efeitos de longo prazo sobre a saúde bem maiores do que os efeitos provenientes de intervenções médicas, o que o leva a sugerir um efeito multiplicador da ação dos sistemas de água e esgotos. Esse efeito, se devidamente confirmado, é um importante aspecto a ser levado em consideração quando do planejamento de sistemas de saneamento, pois indica uma intervenção potencial de longo prazo.
A partir da leitura, qual é o impacto do modelo para a redução da transmissão de doenças?
Escolha uma:
a. Melhoria na saúde da população em curto prazo.
b. Uma redução muito inferior à esperada, mas em conjunto com os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, o efeito será de longo prazo.
c. Compreensão por parte da população em reduzir as causas das doenças.
d. O modelo particular de cada família no que se refere ao uso de água e esgotamento sanitário.
e. Uma redução muito superior à esperada, mas em conjunto com os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, o efeito será de curto prazo.
Explicação:
.