Revista Nova Escola publicou uma reportagem apontando que 66% dos professores já precisaram se afastar, em algum momento, por algum tipo de problema ligado à saúde mental. Ao longo da reportagem, apresenta-se uma discussão sobre os principais desafios e responsabilidades enfrentados pelos docentes no ambiente escolar e como isso tem afetado a saúde desses profissionais, constituindo uma das categorias profissionais mais sujeitas a apresentar sofrimento mental. Considerando que a saúde e a educação são condições preponderantes para o desenvolvimento humano e social, é importante refletirmos sobre os sintomas que os educadores enfrentam em suas vivências, como a ansiedade, a insônia, o cansaço e o stress.
Portanto, para um melhor entendimento da discussão, você é convidado (a) a realizar as seguintes leituras:
Vamos iniciar nossa atividade?
Após leitura e reflexão, responda: Analise e aponte quais são as implicações da desvalorização do profissional professor/professora perante à sociedade e como isso impacta em suas práticas pedagógicas no seu dia a dia escolar. Justifique sua resposta.
Respostas
O professor exerce papel fundamental dentro da sociedade, visto que são esses profissionais que são responsáveis pela formação de todos os indivíduos.
São esses profissionais que permitem que o indivíduo exerçam o seu papel de cidadãos, por meio de um pensamento crítico.
Isto é, não valorizar o professor é o mesmo que não valorizar o próprio conhecimento. Esses profissionais precisam lidar com diferentes situações em sala de aula, e em casos mais graves, agressões.
Dessa forma, não valorizar o professor seja com agressões físicas, agressões verbais, salários baixos, infraestrutura precária, dentre outras situações, implica nas práticas pedagógicas.
Os professores precisam contar com o apoio da comunidade, governo e demais alianças para realizarem o seu trabalho da forma correta.
Bons estudos!