Respostas
Resposta: Bobó:comida de origem africana, feita com feijão ger. mulatinho, cozido até a consistência de uma papa, com azeite de dendê e temperos.
Cabaça: design. comum a plantas da fam. das cucurbitáceas e a uma da fam. das bignoniáceas, cujas cascas dos frutos, muito duras, são us. no fabrico de diferentes objetos; cabaceira, cabaceiro
Gingar: remo que se usa à popa de embarcação para movimentá-la alternadamente por bombordo e por boreste.
Maxixe: o fruto do maxixeiro, um fruto comestível, arredondado e verde, com pequenos espinhos. ... Maxixe significa ainda uma música e dança urbana, típicas do Rio de Janeiro, com andamento vivo.
nhoka: Palavra de origem africana que muitos acreditam derivar do kimbundo"nhoka"ou "nioka", devido a semelhança da minhoca com uma pequena cobra chamada pelos africanos de nhoka.
Canjica:Nome dado a dois pratos da cozinha brasileira, ambos feitos de milho. Um deles é um creme de milho verde.
Kuringa: significaria “matar” em quimbundo, língua africana. É simplesmente uma lenda urbana mais, um erro cometido (ou inventado) por alguém, que se espalhou e chegou inclusive aos dicionários. A verdade é que a palavra kuringa, que várias fontes dão como fonte do nosso “curinga”, nem mesmo existe em quimbundo, como revela a pesquisa a qualquer dicionário de quimbundo.
Jilo: planta herbácea e anual ( Solanum gilo ) da fam. das solanáceas, muito cultivada no Brasil, de ramos tomentosos, flores brancas em racemos e frutos bacáceos comestíveis, de sabor amargo e com propriedades estomáquicas e tônicas; jiloeiro.
Moleque: Do quimbundo mu'leke, que significa literalmente “filho pequeno” ou “garoto”. O quimbundo é uma das línguas bantas (da família linguística nígero-congolesa) mais faladas em Angola, na África.
Obrigado espero ter ajudado.
Bons estudos.