Qual a importância da Marcha sobre Roma e o que justifica sua comemoração por milhares de pessoas?
Respostas
Resposta:
A Marcha sobre Roma ocorreu em 28 de outubro de 1922, e marca o início do domínio fascista sobre a Itália.
Foi uma manifestação armada organizada pelo Partido Nacional Fascista, sob a liderança de Benito Mussolini. Após esse movimento, Mussolini assumiu o poder do partido italiano.
O evento contou com a presença de milhares de militantes fascistas que exigiram a entrega do Reino da Itália sob a ameaça de uso da força. A pressão deu resultado. No dia 30 de outubro, o rei Vittorio Emanuele III instruiu ao próprio Mussolini a formação de um novo governo.
A marcha é considerada o prelúdio para a revolução fascista na Itália. E só teve êxito após o questionamento do estado liberal pelos próprios fascistas, os comunistas e os socialistas.
A Itália vivia um momento de crise pouco antes do fim da Primeira Guerra Mundial e o povo demonstrava intenso descontentamento.
Após a guerra, o país mergulhou em uma convulsão social que foi denominada biênio vermelho. Entre as características desse período estava a intensa repressão policial e militar contra a população.
Em meio à crise, Mussolini costurou uma série de alianças e passou a desenvolver uma agenda para divulgação dos intentos do partido.
Com apoio de milícias, Mussolini forçou o decreto de estado de sítio no país e teve apoio popular. O futuro ditador já contava com a escolha de ministros quando chegou ao poder.
Após esse evento, a Itália assistiu ao fim da democracia liberal, que perduraria durante todo o governo de Mussolini.