Respostas
Resposta:
Os antígenos são as substâncias que estimulam a produção dos anticorpos e, além disso, que reagem especificamente com eles. Essa substância pode ser uma proteína, um polissacarídeo ou um complexo que contenha as duas substâncias citadas. Os antígenos, normalmente, são os vírus, as bactérias, substâncias presentes na saliva de insetos inoculadas por suas picadas, ou ainda por porções de alimentos que não são totalmente digeridas.
Os anticorpos são glicoproteínas produzidas quando a célula-mestra reconhece a presença de um antígeno. Essa, um linfócito, é um tipo de leucócito dividido em dois grupos que irão variar de acordo com a necessidade ou não da passagem pelo timo para a maturação.
Denominada afinidade, a força de ligação entre o anticorpo e o antígeno é representada, comumente, pela dissociação constante (Kd), sendo capaz de descrever a concentração necessária de antígenos para ocupar locais de ligação de ½ das moléculas de anticorpos presentes em uma solução com anticorpo. Quando menor for o Kd, maior e mais forte será a interação de afinidade.