• Matéria: Geografia
  • Autor: mariacelia99
  • Perguntado 9 anos atrás

Um resumo do protocolo de Quioto, onde foi criado?, os países participantes?, quando foi criado, ou se já acabou, quando? qual a a sua importância? por que foi criado? etc
Por Favor

Respostas

respondido por: Corsair
1
Basicamente, o chamado Protocolo de Quioto é um acordo internacional criado para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa, de que fazem parte estes seis principais gases - Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (NO2), Hexafluoreto de Enxofre (SF6), Hidrofluorcarbonos (HFCs) e Perfluorcarbonos (PFCs)

O Protocolo foi assinado na cidade japonesa de Quioto, em 1997 e contou com a participação de 159 países. Terminou na adopção, por consenso, de um protocolo que diz que as nações desenvolvidas se empenharão em reduzir pelo menos 5,2% das suas emissões combinadas de gases de efeito estufa, em relação aos níveis de 1990.

Para que o Protocolo de Quioto entrasse em vigor, ficou decidido que seria necessária a ratificação de pelo menos 55 países, e que todos juntos, deveriam responder por pelo menos, 55% das emissões globais de GEEs (Gases de Efeito Estufa).

Este protocolo entrou em vigor em 16 de Fevereiro de 2005 e até ao momento, 184 países já ratificaram o tratado.

Os países signatários foram divididos em dois grandes grupos, de acordo com o seu nível de industrialização :

Anexo I - Os países desenvolvidos
Anexo II - Grupo dos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil.

Os países do Anexo I, os desenvolvidos, têm metas obrigatórias a cumprir (os tais 5,2% de redução de gases) já que são eles reconhecidamente, os principais responsáveis pelos actuais níveis elevados de emissões de GEE na atmosfera, como resultado de mais de 100 anos de actividade industrial.

Espero que tenha ajudado...bons estudos.
Perguntas similares