ola sou um estudante do ensino médio e queria saber sobre algo que já ouvi falar em ficções, já busquem na net mas não achei nada muito útil adoraria saber se a archae metallica existe e o que é exatamente
Respostas
Na Taxonomia biológica (parte da Biologia que se ocupa em classificar seres vivos), o termo grego Archae (=antigo, primitivo) é usado atualmente para designar um dos 3 Domínios (categoria taxonômica anterior ao Reino) os quais são: Archae, Eubacteria e Eukaria.
No Domínio Archae estão classificados os organismos unicelulares morfologicamente semelhantes às bactérias mas com processos genéticos e bioquímicos parecidos com os dos eucariotas (protoctistas, fungos, plantas e animais). O metabolismo dos Archae (quimiossíntese) é adaptado à condições ambientais extremas (sobrevivem à altas temperaturas, alta salinidade, gás sulfídrico, ausência de oxigênio e luz, por exemplo); por essa razão são também conhecidos como extremófilos. Tanto que o termo Archae não significa que são os seres mais antigos do planeta mas, sim, que sobrevivem em condições semelhantes às da Terra primitiva.
Já dentro do Domínio Eubacteria estão classificadas bactérias que também têm um metabolismo peculiar: há algum tempo, na Espanha, foi descoberta uma espécie do Gênero Klebsiella que absorve metais como prata e chumbo das águas. Ela também consegue sintetizar cloreto de prata, um agente antimicrobiano. Estudos envolvendo essa bactéria estão sendo realizados para desenvolver técnicas de descontaminação da água por metais pesados. Cientistas japoneses descobriram outra espécie de bactéria que consegue metabolizar o plástico das garrafas PET, acelerando a decomposição desse material. Também já são conhecidas espécies de bactérias que metabolizam hidrocarbonetos, como o petróleo. O detalhe comum é que todas essas espécies de bactérias evoluíram espontaneamente, ou seja, não são produtos de engenharia genética.
Concluindo: a ficção se apropria de muita coisa que já existe ou que tem previsão de existir futuramente. Se você conhece a saga de filmes "Guerra nas Estrelas", lá existe uma tal "força" que é gerada por "midi-clorians". Pois esse conceito foi inspirado nas mitocôndrias celulares, organelas geradoras de energia, das quais você já deve ter ouvido falar.
Não sei do que a tal "Archae metallica" é capaz na ficção (é de algum jogo?) mas pelo nome dado a ela imagino que deve ser algum micro organismo que metaboliza, ou sintetiza, metais. Esse organismo efetivamente não existe mas seus criadores devem ter se baseado em fatos científicos reais como os que relatei acima. Será que algo parecido poderá ser desenvolvido algum dia? Bem, a engenharia genética é uma das Ciências essenciais para o século XXI...
Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida.