como iniciou-se o estado novo e o que vargas implantou no ramo econômico?
Respostas
Resposta:
O Estado Novo iniciou em 1937 a partir de algumas manobras políticas envolvendo os acontecimentos desde antes da Era Vargas com início em 1930. Durante o Estado Novo, Vargas intensificou e fortaleceu as indústrias de base e também procurou criar novos modelos de indústria.
Explicação:
Em 1927, com o fim da Coluna Prestes, movimento comunista tentado a assumir o poder sob os ideais do marxismo, a República Velha se encontrava muito enfraquecida. Em 1930, Vargas articula um golpe de estado e derruba o presidente eleito, assumindo com o apoio dos militares.
Em 1931, seu rival Carlos Prestes vai para a União Soviética, na época sob comando de Josef Stalin. Aprende táticas de guerrilha, estuda a revolução marxista-leninista de 1917 e volta para o Brasil. Em 1934, ele começa a articular um golpe de estado e no ano seguinte, ele realiza o evento conhecido como a Intentona Comunista: um golpe de estado apoiado pela União Soviética. Vargas reprimiu o movimento intensamente pois tinha mais apoio militar do que Prestes, em seguida mandou prendê-lo e extraditou sua esposa alemã e judia, Olga Benário, como um "presente" para Hitler.
Em 1937, Vargas interrompe as eleições para apresentar o Plano Cohen, um suposto plano comunista orquestrado por seus inimigos para a tomada de poder. Nesse período, Vargas ordena o fechamento do Congresso Nacional e passa a governar por decretos. Enquanto vigorou o Estado Novo até 1945, foram criadas muitas indústrias estatais de base, como a Vale do Rio Doce e também a Hidrelétrica São Francisco. Praticamente todo o governo Vargas esteve voltado à industrialização pesada para exploração de recursos naturais. Se podemos resumir a Era Vargas industrialmente, dizemos que esse período foi marcado pela criação e fortalecimento de exploração dos recursos naturais.