• Matéria: Biologia
  • Autor: viih1049
  • Perguntado 7 anos atrás

Problemas ambientais relacionado com cada ciclo biogeoquímico:

1- carbono
2- oxigênio
3- água
4- nitrogênio

por favor é pra amanhã​

Respostas

respondido por: joaopaiva1157oo
2

Resposta:

Dioxido de carbono

Explicação:

Dióxido de carbono (CO2) é um óxido presente na atmosfera, é associado ao chamado efeito estufa e por isso é considerado prejudicial ao ambiente. Mais conhecido como gás carbônico, o CO2 vem aumentando gradualmente na atmosfera terrestre, você imagina por quê? Os nossos veículos movidos a combustível de petróleo são os principais fornecedores de CO2.

A própria natureza tem uma solução para o problema: a remoção do gás através da fotossíntese. Mas infelizmente o homem novamente interfere no processo, o corte indevido de árvores faz com que a vegetação diminua e consequentemente fica mais difícil ocorrer a purificação do ar pela fotossíntese. E o pior é que além de acabar com as plantas, o homem ainda se encarrega de realizar as queimadas de extensas áreas verdes, gerando ainda mais gás carbônico.

Oxigenio:Impacto ambiental do homen no ciclo do oxigenio

Na destruição de floresta e platas que atraveis do processo de respiração (fotossintese) produzem oxigenio que é produto da no nossa respiração.

Adestruição da camada de ozônio – resultado, principalmente, de atividades vulcânicas e liberação de gases de aviões supersônicos e clorofluorcarbonetos (CFC’s) – pode desencadear consequências sérias,como a redução da atividade fotossintética e aumento da incidência de câncer de pele, catarata e problemas relacionados à imunidade.

Impacto ambiental do homen no ciclo do enxofre.

A principalperturbação humana no ciclo global do enxofre é a libertação de SOX (SO2 mais uma pequena quantidade de SO3) para a atmosfera como resultado da queima de carvão e óleo contendo enxofre. O gás SOX prejudicaa respiração nos humanos em elevadas concentrações e é moderadamente poluidor para as plantas.

Agua:Planeta Água, esse deveria ser o nome do nosso habitat natural. A Terra possui cerca de 70% de sua superfície coberta por água. Por isso, não precisamos nos preocupar? ERRADO, a maior parte desta água é salgada, e menos de 3% é volume potável, sem esquecer que a maior parte dessa água potável encontra-se nas geleiras nos mares e no alto das montanhas em forma de neve, restando apenas uma pequena parte para atividades e consumo humano.

A água é um importante elemento para vida dos seres. Segundo Evaristo Eduardo de Miranda[1]:

O corpo humano é composto de água, entre 70 e 75%. (...) O percentual de água no organismo humano diminui com a idade: entre 0 e 2 anos de idade é de 75 a 80 %; entre 2 e 5 anos cai para 70 a 75%; entre 5 e 10 anos fica entre 65 a 70%; entre 10 e 15 anos diminui para 63 a 65% e entre 15 e 20 anos atinge 60 a 63%. Aí vem um período de maior estabilidade, como na vida psíquica, mas sem muitas garantias: entre 20 e 40 anos esse teor de água no corpo humano fica entre 58 a 60%.

Pesquisas apontam que a ingestão de água é de extrema relevância para a conservação da saúde, além de retardar o envelhecimento, auxilia na prevenção de doenças, a exemplo da infecção urinária, cálculo renal, influenza, resfriado etc. Mesmo com toda essa importância, a água não recebe os devidos cuidados, é alvo constante de desperdícios e poluições, sem contar que a maior parte desta água potável é destinada às atividades econômicas. Dados apontam que apenas 9% é usada para o consumo humano, os 91% restantes estão divididos entre atividades industriais 22%, e a maioria, na agricultura 69%.

O Brasil é um país que contempla sozinho cerca de 53% do manancial disponível na América do Sul e 12% de toda água doce da superfície terrestre. Mesmo sendo a água potável indispensável à vida dos seres e existindo em pouca porcentagem, aquela ainda sofre com as ameaças.

Nitrogenio :

Apesar de ser um elemento essencial à vida, em grandes quantidades o nitrogênio pode ser um verdadeiro problema ambiental.

E, de acordo com um novo estudo, as pessoas estão sobrecarregando os ecossistemas com nitrogênio pela queima de combustíveis fósseis e pelo aumento das atividades industriais e agrícolas que produzem nitrogênio. Segundo o estudo, esse excesso de nitrogênio gerado por atividades humanas polui as águas doces e zonas costeiras, e pode contribuir para a mudança climática. Todavia, tal dano ambiental poderia ser reduzido pela adoção de práticas sustentáveis.

O ciclo do nitrogênio – que existe há bilhões de anos – transforma formas não-biológicas do elemento encontradas na atmosfera em diversas formas biologicamente úteis que são necessárias aos seres vivos para criar proteínas, DNA e RNA, e por plantas, para crescer e fazer fotossíntese. Essa transformação é conhecida como fixação do nitrogênio.

Mediada principalmente por bactérias que vivem em raízes de plantas leguminosas e no solo, a fixação do nitrogênio e outros componentes de seu ciclo mandam o elemento (em todas as suas formas) para a atmosfera, plantas, raízes subterrâneas e solos.

Perguntas similares