• Matéria: História
  • Autor: karen8397
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais as diferenças do pensamento de Lutero com relação a doutrina católica?​

Respostas

respondido por: linagutowski
3

Resposta:

Alguns pontos principais se destacam nas diferenças existentes entre os católicos e os protestantes. Em primeiro lugar, no que diz respeito à Bíblia. No protestantismo, o traço mais característico da liturgia e da teologia é a Bíblia considerada como a Palavra de Deus e a suprema autoridade da Igreja, segundo o conceito de sola fides (somente as Escrituras), do qual se aprende que foi Deus quem amou a humanidade e salvou seus fiéis tão somente pela graça divina (sola gratia), sem a interposição de méritos obtidos por obras praticadas. Portanto, o culto protestante se destaca por leituras bíblicas, cânticos e a pregação extraída de textos bíblicos.

Para o catolicismo, não há oposição às posições protestantes clássicas, mas o uso do latim devido às necessidades contingentes, dificultava a compreensão dos fiéis quanto às Escrituras. Nos mosteiros, a leitura meditativa sobre as coisas de Deus (lectio divina) tratava de Bíblia, oração e era o alimento espiritual. Também consideram a bíblia como Palavra de Deus viva e eficaz, que o catolicismo chama de sacramental, pois santifica na medida da compreensão humana e na proporção da fé com que se lê. Não é, portanto, o amor à Bíblia uma característica exclusiva dos protestantes. Mas, como os protestantes tiraram da Bíblia seu arsenal de posições teológicas, os católicos as consideram como heresias e passaram a suspeitar da Bíblia. A Igreja católica chegou a proibir seus fiéis de lerem e utilizarem as Escrituras traduzidas para suas línguas vernáculas, até mesmo marcando assim a piedade católica a partir daquela época. Atualmente o catolicismo entende que aquela foi uma atitude inconveniente e desnecessária.

Para o catolicismo, não é necessário negar a autoridade da Igreja para salvaguardar a autoridade da Bíblia. O protestantismo não reconhece senão a autoridade das Escrituras, negando a tradição católica e apregoa o livre exame das Bíblia sem a intermediação da Igreja. A experiência do Protestantismo indica que nenhum texto bíblico, tomado a sós, fora do seu contexto originário, é capaz de se defender contra as interpretações subjetivas ou arbitrárias, com o risco de minimizarem essa autoridade das Escrituras.

Outra diferença temática entre o Protestantismo e o Catolicismo está em seus conceitos divergentes de Igreja: a dificuldade dos protestantes em relação à Igreja Católica é a autoridade doutrinária que ela reivindica. Julgam que tudo o que se conceda à autoridade da Igreja, é subtraído à autoridade da Palavra de Deus na Bíblia e uma forma de opressão das consciências individuais. Para Lutero se a religião é oficial, ao Estado cabe zelar pela preservação das verdades da fé e autoridade da Bíblia, tal como Lutero a interpretava. Na Renânia, foi estipulado que magistrados eleitos pelo povo luterano teriam a incumbência de defender a autoridade da Palavra de Deus. Calvino buscou algo mais bíblico, um colégio de presbíteros ou anciãos, que ficavam responsáveis pela respectiva comunidade sob a jurisdição do Apóstolo; então, instituiu presbíteros ou anciãos nas comunidades calvinistas, encarregados de tutelar a autoridade das Escrituras e a organização eclesial.

Perguntas similares