Respostas
Resposta:
Assim cara ou moça, eu coloquei como era feito a reciclagem de algodão só para ter mais conhecimento. (espero que sirva de alguma coisa)
Explicação:
Sim, Primeiramente os resíduos das confecções são separados por cor e por tipo e, então, triturados juntos, mecanicamente e sem o uso de água, corantes ou produtos químicos, para dar origens à fibras de algodão simples.
Após, as fibras são refiadas, passando por processos de cardagem e aparelhamento para atingirem a espessura desejada e depois serem fiadas novamente. Esse fio, para se tornar similar ao do algodão tradicional passa por um processo de estreitamento – na mesma máquina do algodão comum. Aqui vale lembrar que como o resultado dessa reciclagem são fibras curtas, difíceis de serem fiadas, muitas vezes o algodão reciclado é misturado à fibras virgens (ou fibras recicladas, no caso do PET) para que o fio se torne resistente ao processo produtivo. Quando misturado com algodão convencional ou orgânico, o reciclado pode representar 20 a 30% da composição de tecidos planos e até 50% em malhas. Se misturado com fibras sintéticas, como o poliéster ou acrílico, o algodão reciclado pode representar até 80% da composição.
E por fim, após as fibras serem transformadas em fio novamente, é feito o tecido, que tem um visual mais artesanal graças à mistura de cores dos diferentes tecidos – por isso um lote nunca sai exatamente da mesma cor que outro.
Resposta:
Explicação:
Simmmm