• Matéria: Português
  • Autor: adirlene
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o poema "Casamento", presenta na coletânea Terra de Santa Cruz, publicada originalmente em 1981, da autoria de Adélia Prado:

Há mulheres que dizem:
Meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como "este foi difícil"
"prateou no ar dando rabanadas"
e faz o gesto com a mão.
O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.

(PRADO, Adélia. Casamento. In: Terra de Santa Cruz, Rio de Janeiro: Record, 2006. p. 25.)

A partir da leitura do poema e do seu entendimento sobre a obra de Adélia Prado, assinale a alternativa que apresenta as características da produção dessa autora:

Alternativas:

a)
O eu lírico criado por Adélia Prado em "Casamento" mostra que os grandes feitos humanos podem levar à essência da vida, uma das características da poesia dessa poetisa.

b)
A vida cotidiana, a rotina e a vida no interior são marcas recorrentes na poesia de Adélia Prado, não é por acaso que em "Casamento" o simples ato de limpar o peixe traz prazer e realização à esposa.

c)
O eu lírico criado mostra a submissão da mulher diante do marido e o modo como o casamento de ambos está destruído. Notamos que a observação da falência das relações familiares é uma marca da poesia de Adélia Prado.

d)
O ato de limpar o peixe é considerado pela esposa uma atividade entediante que deve ser realizada por amor ao marido, o que mostra que as relações complicadas entre marido e mulher é uma forte característica do texto de Adélia Prado.

e)
O título "Casamento" simboliza a religiosidade e o misticismo, que são marcas recorrentes na poesia de Adélia Prado, por isso a relação entre o marido e a mulher é de devoção e pureza.

Respostas

respondido por: brendaisis
8

Letra b.

Por intermédio da apresentação pela autora de aspectos inerentes à vida cotidiana, podemos observar que a vida no interior pode ser marcada pela presença da riqueza nos pequenos detalhes, e que estes são de importante impacto positivo na vida dos casais.

O texto não evidencia uma relação submissa como sugere uma das alternativas, mas sim, trata de uma forma de demonstração de carinho que uma das personagens utiliza.

Perguntas similares