• Matéria: Pedagogia
  • Autor: carolbabycz
  • Perguntado 7 anos atrás

1)
No ápice do Iluminismo do século XVIII, momento em que a luz da "razão" se sobrepôs às trevas (dogmas e crenças), destacou-se o penamento de Jean-Jacques Rousseau, um filósofo de Genebra que marcou a filosofia da educação com seu viés romântico e iluminista, porém crítico.

Acerca de seu pensamento, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Para ele, o homem nasce dotado de sentimentos que são posteriores à razão.

b)
Sem os instintos e as emoções a razão torna-se puramente acadêmica.

c)
Sem a disciplina dos sentimentos, a razão pode levar ao caos.

d)
Escreveu o romante pedagógico intitulado "O capital", contando toda a trajetória formativa de um órfão pertencente à burguesia.

e)
Sugere um processo formativo com a imposição das instituições, permitindo que a vida social seja constituída com arrogância e poder.

2)
A filosofia da educação fornece as bases para refletir sobre o desvelamento do pensamento filosófico, trazendo à tona as relações estabelecidas entre a influência dos mitos e o princípio da razão.

A respeito da origem da filosofia, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I – A filosofia surgiu no cenário da Grécia antiga como uma forma de busca pelo conhecimento racional para explicar a natureza e a existência humana.

II – A filosofia tomava como ponto de partida a razão, distinguindo-a das influências mitológicas que marcaram tão fortemente o pensamento grego até então.

III – O termo "filosofia foi atribuído por Pitágoras para nomear o filósofo como o "amigo do conhecimento", ou ainda aquele que tem "amor pela sabedoria".

Alternativas:

a)
V – V – V.

b)
F – F – F.

c)
V – V – F.

d)
F – V – F.

e)
V – F – V.

3)
A vida do homem medieval era baseada em dogmas cristãos, como o medo do pecado e da morte. O papel da igreja passou a ganhar representação política e econômica em meio à Europa feudal. O enfoque da filosofia mudou de tendência, passando de uma Filosofia pagã antiga para uma Filosofia medieval teocêntrica.

Esse período filosófico pode ser dividido entre dois grandes momentos históricos:

Alternativas:

a)
Cartesiana e empirista.

b)
Racional e pragmática.

c)
Mitológica e religiosa.

d)
Patrística e escolástica.

e)
Sofista e platônica.

4)
Houve um pensador alemão considerado iluminista por excelência, que contestou as obras de seus antecessores iluministas, mas também recebeu influências de pensadores com perspectivas distintas, que culminaram nas ideias pautadas no criticismo de suas obras. Esse filósofo alemão questionou o pensamento e o uso público da razão, apontando a liberdade como prioridade para chegar a um pensamento autônomo. Preocupou-se com a moralidade e com o destino infinito do homem. Trata-se do filósofo:

Alternativas:

a)
Santo Agostinho.

b)
Francis Bacon.

c)
René Descartes.

d)
Immanuel Kant.

e)
Hegel.

5)
Com o grande avanço do comércio, das artes e a consolidação da democracia, a preocupação na Grécia se volta para a formação de cidadãos com uma boa desenvoltura para a vida pública, que saibam argumentar e dominem a oratória. Isso ocasionou uma mudança na educação grega e umd esvio do foco da Filosofia, agora voltada ao homem, tornando aquela mais humanista.

Nesse contexto, surgem aqueles que exploram a arte do falar, conhecidos como:

Alternativas:

a)
Mitólogos.

b)
Pastores.

c)
Sofistas.

d)
Platônicos.

e)
Políticos.


ME AJUDEEMM

Respostas

respondido por: Deni2019
3

Resposta:

Explicação:

Alguém sabe da resposta????


rayani86: também quero saber
manumilacf: ajudem ai
adefesilva: AV1 SUBST 1-B 2-A 3-D 4-D 5-C todas conferidas pelo AVA
respondido por: vchinchilla22
0

Questão 1: Sobre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau, do significado de iluminismo, é correto o que se afirma em: Alternativa B

As idéias políticas de Rousseau influenciaram bastante a Revolução Francesa, o desenvolvimento de teorias republicanas e o crescimento do nacionalismo. Ele expressava "O homem nasce livre, mas em todos os lugares em que está acorrentado" Para ele, as instituições educativas tradicionais corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade.

Rousseau foi um crítico do racionalismo exacerbado, uma das principais  características do Iluminismo. Por isso ele defendia a ideia de que o homem nasce dotado de sentimentos que antecedem a razão.

Para ele sem os vestidos e as Monções a razão torna-se puramente acadêmica, e da mesma forma os sentimentos sem a disciplina da razão podem levar ao caos e uma anarquia social.

Questão 2: A respeito da origem da filosofia, as afirmações são, respectivamente: Alternativa A) V – V – V.

O termo "filosofía" foi atribuído por Pitágoras para nomear o filósofo como o "amigo do conhecimento". A filosofia é amor à sabedoria, é a ciência que incorpora em si a aspiração humana à busca constante, ao conhecimento de "princípios e causas" de tudo o que existe, a duvidar do que foi alcançado.

Além do desenvolvimento da filosofia como disciplina, o ato de filosofar é intrínseco à condição humana, pois é uma atitude natural do homem em relação ao universo e ao seu próprio ser.

Ela toma como ponto de partida a razão, distinguindo-a das influências mitológicas,como uma forma de busca pelo conhecimento racional para explicar a natureza e a existência humana.

Questão 3: A filosofia medieval teocêntrica é um período filosófico que pode ser dividido entre dois grandes momentos históricos: Alternativa  d)  Patrística e escolástica.

A Patrística foi um conjunto de escritos doutrinários dos primeiros séculos do cristianismo, cuja intenção era definir dogmas, unificar as diferentes interpretações do cristianismo e promover a doutrina cristã, na maioria dos casos, expondo-o em uma linguagem filosófica.

A escolástica usou parte da filosofia greco-latina clássica para entender a revelação religiosa do cristianismo.  O escolasticismo foi a corrente teológico-filosófica predominante do pensamento medieval, após as patrísticas da antiguidade tardia, e baseou-se na coordenação entre fé e razão, que em qualquer caso sempre supunha uma clara subordinação da razão à fé.

Questão 4: O pensador alemão considerado iluminista por excelência, que contestou as obras de seus antecessores iluministas foi: Alternativa d) Immanuel Kant.

Immanuel Kant era um filósofo alemão do Iluminismo, ele foi o primeiro e mais importante representante da crítica e um precursor do idealismo alemão.

É considerado um dos pensadores mais influentes da Europa moderna e da filosofia universal. É também o penúltimo pensador da modernidade, anterior à filosofia contemporânea que começou em 1831 após a morte do pensador Hegel.

Entre seus escritos mais destacados está a Crítica da razão pura, geralmente descrita como um ponto de virada na história da filosofia. Nela, a própria estrutura da razão é investigada. Também é proposto que a metafísica tradicional possa ser reinterpretada através da epistemologia.

Questão 5: Aqueles que exploram a arte do falar, conhecidos como: Alternativa c)  Sofistas.

O sofistas eram especialista em retórica que, na Grécia Antiga, se dedicava ao ensino do significado das palavras. O conceito foi entendido de várias maneiras ao longo da história. Muitas vezes, o sofista era considerado um sábio que, graças ao seu conhecimento, podia educar as pessoas.

Os sofistas eram pensadores que viveram na Grécia antiga de meados do século V ao início do século IV aC. Eram um grupo de pensadores estrangeiros que exercitavam pedagogia em Atenas, cobrando por suas lições de retórica e dialética.

Os sofistas gregos mais conhecidos são: Protágoras, Górgias, Trasimaco, Pródico e Hípias.

Você pode ler mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/4625038

https://brainly.com.br/tarefa/20442160

https://brainly.com.br/tarefa/8910480

https://brainly.com.br/tarefa/1688174

https://brainly.com.br/tarefa/17317048

Anexos:
Perguntas similares