Respostas
Resposta:
Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses), esculpiam imagens das várias manifestações do deus Rá. Em homenagem a esses deuses, construíram templos monumentais. A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida e aplicada pela civilização do antigo Egito na beira do vale do rio Nilo no Norte de África.
Sociedade
Faraó era considerado um deus vivo, com autoridade absoluta, apenas altos dirigentes e chefes de províncias podiam questionar algumas ordens do faraó. Abaixo do faraó a sociedade era dividida em dominantes e dominados.
Grupo dos dominantes
• Nobres: comandavam províncias ou principais postos do exército, os cargos eram hereditários.
• Sacerdotes: presidiam cerimônias religiosas e administravam os bens do templo, desfrutavam da enorme riqueza proveniente das oferendas.
• Escribas: funcionários públicos que cobravam impostos, fiscalizavam a economia, organizavam as leis... Todos sabiam ler, escrever e contar.
Grupo dos dominados
• Artesãos: trabalhadores urbanos como barbeiros, ferreiros, barqueiros, tecelões, carpinteiros... Muitos trabalhavam em construções e viviam quase sempre na pobreza.
• Felás: camponeses ou trabalhadores das obras públicas, transporte... Eram a grande maioria dos egípcios e viviam na miséria..
• Escravos: presos de guerra, trabalhavam nos serviços mais pesados como as pedreiras. Viviam precariamente, mas tinham alguns direitos, como casar com pessoas livres, possuir bens, testemunhar... (Alguns tinham altas colocações, inclusive alguns estavam entre os escribas).
Camponeses não tinham descanso mesmo durante as cheias, nesse período fabricavam e consertavam utensílios e, por vezes, eram chamados para as obras dos faraós. Quando as águas descem, eles consertavam os estragos feitos por esta, consertando canais e reforçando a margem do rio.
A irrigação era diária, devido a força do sol e a noite os camponeses verificavam os utensílios e fabricavam cordas. Alimentavam-se de pão, cerveja e legumes e, as vezes, peixe e frutas. Eram muito magros com essa alimentação. Os gordos são de classes abastadas, e eram considerados elegantes.