(FUVEST)
O HACKER E A LITERATURA
Para conceder liberdade provisória a três jovens detidos sob a acusação de praticar crimes pela internet, um juiz federal do Rio Grande do Norte determinou uma condição inédita: que os rapazes leiam e resumam, a cada três meses, dois clássicos da literatura. As primeiras obras escolhidas foram “A hora e vez de Augusto Matraga”, conto de Guimarães Rosa, e Vidas secas, romance de Graciliano Ramos.
(Folha de S. Paulo, Cotidiano, 23/04/2008)
Quando o juiz pronunciou a sentença, a primeira reação dele foi de revolta. Preferível a cadeia, disse para os pais e para o advogado. De nada adiantaram os argumentos deles, segundo os quais a decisão do magistrado tinha sido a melhor possível e, mais, um grande avanço na tradição judiciária.
Foi uma revelação, uma experiência pela qual nunca tinha passado antes. De repente, estava descobrindo um novo mundo, um mundo que sempre lhe fora desconhecido. Vidas Secas simplesmente o fez chorar. Leu outros livros de Graciliano e Guimarães Rosa. Leu poemas de Bandeira e João Cabral. E de repente estava decidido: queria dedicar sua vida à literatura. Foi aprovado em Letras, fez o curso, tornou-se professor – leciona na universidade.
Ah, sim, ele tem um sonho: gostaria de ser um ficcionista. Tem na cabeça o projeto de um romance. É a história de um hacker que, entrando num site, descobre uma história tão emocionante que muda sua vida. Uma história como Graciliano Ramos escreveria, se, claro, ele fosse um ex-hacker.
(Adaptado de Moacyr Scliar, Folha de S. Paulo, 28/04/2008)
Esses dois textos, uma vez inter-relacionados, estabelecem um diálogo entre
a) dois fragmentos dissertativos que desenvolvem a mesma tese.
b) dois discursos ficcionais que tratam de fatos semelhantes.
c) um discurso ficcional e um dissertativo, que desenvolve o primeiro.
d) um discurso informativo e um ficcional, que desenvolve o primeiro.
e) dois discursos ficcionais que tratam do mesmo fato.
Respostas
respondido por:
39
d) um discurso informativo e um ficcional, que desenvolve o primeiro.
deslaine:
correta!
respondido por:
14
UM DISCURSO INFORMATIVO E UM FICCIONAL, QUE DESENVOLVE O
PRIMEIRO.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás