23) A produção de soja do Brasil em 2019 deverá alcançar 119,50 milhões de toneladas, estável na comparação com o volume recorde revisado de 2018, projetou nesta terça-feira (9) a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), na primeira estimativa para a nova safra. As vendas brasileiras foram impulsionadas neste ano pela crescente disputa comercial entre Estados Unidos e China, que culminou com Pequim taxando a soja norte-americana. A medida levou compradores chineses a se voltarem com força para o produto brasileiro". (De acordo com o que você estudou nesta Unidade Curricular, descreva características da produção de soja no Brasil, considerando os seguintes aspectos:
a) Tecnologia utilizada;
b) Porte das propriedades que produzem soja no Brasil;
c) Como é formada a referência de preço.
Respostas
a. A tecnologia utilizada na produção de soja no Brasil atualmente é de ponta, tanto no uso de maquinário moderno, eficiente e com alta capacidade de produção, quanto no estudo e aperfeiçoamento da soja.
b. O porte das propriedades que produzem soja no Brasil normalmente é grande, visto que a monocultura no geral é produzida em médias e grandes fazendas.
c. O preço da soja é formado pela análise dos estoques mundiais do produto, cuja bolsa responsável por averiguar é a Bolsa de Chicago, a CBOT. A partir da relação entre oferta e demanda de soja no mundo o preço da saca de soja é formado.
Abraços!
Resposta:
a) Tecnologia utilizada; no caso da soja, a tecnologia utilizada pelos agricultores normalmente é de ponta e relativamente homogênea
b) Porte das propriedades que produzem soja no Brasil; esse produto, geralmente, é cultivado em médias e grandes propriedades rurais, e sua exploração é totalmente mecanizada.
c) Como é formada a referência de preço, a soja segue uma referência internacional de preços, que é a Bolsa de Chicago, e o seu comércio é feito quase que exclusivamente pela iniciativa privada, com o predomínio das vendas ao exterior realizadas por poucas tradings internacionais, como a Bunge, a ADM, a Cargill, a Dreyfus, entre outras.