Á África é conhecida por ser o "berço da humanidade", onde surgiram os primeiros hominídeos na costa do Mar Vermelho e do Oceano Índico, e também no território onde estão hoje a Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue. Algumas comunidades migraram e se desenvolveram, especialmente com a ajuda de rios, como no caso dos egípcios e o Rio Nilo. Porém, algumas comunidades começaram a sedentarizar rapidamente, cultivando cereais e criando animais, o que provocou a necessidade de abrir rotas comerciais para vender, dentre outras coisas, o sal. Muitas vezes, para fazer o transporte, era necessário atravessar o Saara, e essa atividade ficou conhecida como comércio transaariano. Por conta do território acidentado, os povos africanos começaram a utilizar animais capazes de se adaptar as mais diversas condições. O animal mais utilizado fora: alternativas na foto
Respostas
O animal mais utilizado para atravessar o Saara, na conhecida rota do comércio transaariano foi o
D) camelo
As rotas do comércio transaariano eram caminhos naturais que atravessavam o deserto, lugares de terreno acidentado, montanhosas e alagadiços e para percorrê-los, era necessário animais que se adaptassem a vários tipos de terreno e clima.
Inicialmente os povos da região africana tentaram os bois, porém eram animais lentos e limitados. Introduziram então o cavalo, por volta do ano 1000 a. C. , animal ágil mas difícil de ser encontrado.
Nos primeiros séculos da era cristã, ocorre uma grande mudança, quando passaram a se utilizar o camelo, animal completamente adaptado às condições climáticas africanas e que era capaz de transpor longos terrenos desérticos e acidentados, pois é capaz de passar um longo tempo sem beber água.
Bons estudos!
Resposta:
camelo
Explicação:
cai tu é do elite que nem mané tb procurei essa resposta