Me ajudem...!
leia o texto e responda as questões
Na última segunda-feira (26 de junho), estive com meu colega Top Voice João Paulo Pacífico para uma animada conversa sobre como a tecnologia digital vem mudando as empresas e a vida das pessoas. Hoje trabalhamos, estudamos, nos divertimos, compramos e até paqueramos de maneira completamente diferente do que fazíamos há uns 15 anos. Mas talvez uma das mudanças mais dramáticas é que hoje todo mundo é capaz de emitir a sua opinião sobre absolutamente qualquer coisa com o potencial de influenciar uma quantidade enorme de pessoas. Daí vem a pergunta: que tipo de opinião as pessoas estão emitindo pela rede e qual o impacto disso?
Tudo isso começou com a liberação da Internet comercial, em 1994. Mas o divisor de águas foi a combinação das redes sociais com os smartphones, o que aconteceu há mais ou menos uma década. Pela primeira vez na história, as pessoas tinham um computador poderoso e permanentemente online onde estivessem e a qualquer hora. Além disso, tinham o canal perfeito para falar o que bem entendessem. E foi aí que a porca torceu o rabo.
A possibilidade de podermos nos expressar livremente é uma das coisas mais maravilhosas que existe, e os meios digitais elevaram isso a um patamar até então inimaginável. Mas o fato de podermos fazer qualquer coisa não nos dá o direito de abusarmos disso. No caso dessa chance de nos expressarmos, o exagero acontece na forma de discursos de intolerância e de ódio, pois afinal, “a minha opinião vale muito e é ela que tem que valer”.
Isso vem acontecendo com muita força há pouco tempo. As pessoas veem algo que não gostam e deixam de pensar com o cérebro, para pensar com o fígado. Daí descarregam nas redes sociais o resultado de tanta amargura, não importa se aquilo prejudicará ou simplesmente magoará alguém.
Entram em cena os algoritmos de relevância das redes sociais, que são construídos para colocar em contato pessoas que pensam de maneira semelhante. E então, aquela opinião carregada de sentimentos ruins, que antes ficaria restrita a um pequeno grupo, pode correr o mundo como um rastilho de pólvora e inflamar uma enorme quantidade de pessoas.
Retire do artigo de opinião de Paulo silvestre
1) situação-problema motivadora para a escrita do texto
2) posicionamento sobre o assunto de relevância social
2) Fale dois argumentos para a defesa de tese/ do posicionamento
3) Reflexão para o leitor explicita na conclusão do artigo
4) Fale duas estratégias empregadas nos argumentos
3) Fale Duas expressões típicas da oralidade que almejam proximidade com o leitor do texto
Respostas
2. a) Situação-problema motivadora para a escrita do texto: hoje todo mundo é capaz de emitir sua opinião sobre absolutamente qualquer coisa com o potencial de influenciar uma quantidade enorme de pessoas.
b) Posicionamento sobre o assunto: a intensificação de discursos de intolerância e de ódio nas redes sociais
c) Argumento 1: "Liberação da internet comercial em 1994 e a combinação das redes sociais com smartphones, dando as pessoas um computador poderoso e permanentemente online"
Argumento 2: "os meios digitais elevaram a possibilidade de nos expressar livremente a um patamar até então inimaginável"
d) Reflexão para o leitor: "o fato de podermos fazer qualquer coisa não nos dá o direito de abusarmos disso".
e) Estratégia argumentativa
Argumento 1: argumento concreto (formado por fatos reais e indiscutíveis)
Argumento 2: argumento lógico (advindo da conclusão sobre determinada situação)
3. Duas expressões típicas da oralidade que almejam proximidade com o leitor do texto: "a porca torceu o rabo" e "pensar com o fígado"
Preciso das respostas também, mas as perguntas são diferentes me ajuda ae
1. Releia o texto e escreva pelo menos 20 palavras ou expressões que
denotem opiniões, além daquelas que já foram destacadas.
2. O autor faz algumas perguntas ao longo do texto. Escreva-as abaixo.