Respostas
Resposta:O planeta Terra possui duas regiões polares, sendo elas o Polo Norte e o Polo Sul, as quais são as regiões mais frias que existem. O Polo Norte está localizado no Hemisfério Setentrional ou Boreal. Já o Polo Sul está localizado no Hemisfério Meridional ou Austral. São regiões que estão localizadas entre os polos e os chamados círculos polares: Círculo Polar Ártico (Norte) e Círculo Polar Antártico (Sul).
Região Polar Ártica
A região polar do Ártico está localizada no Hemisfério Norte da Terra, também chamado de Setentrional ou Boreal (onde ocorrem as auroras boreais). Essa região é banhada pelo Oceano Glacial Ártico, e as águas deste são cobertas por grandes bancos de gelo, as quais sofrem variações em conformidade com a época do ano. As áreas polares recebem menor incidência de luz solar, por isso não sofrem bruscas modificações de temperatura no decorrer dos meses do ano.
Regiões Polares - Ártico
Foto: depositphotos
Oceano Glacial Ártico
Dentre os oceanos existentes na Terra, o Oceano Glacial Ártico é o menor em termos de dimensão, tendo 14.060.000 km². Ele recebe a maior parte dos rios existentes no extremo Norte do planeta Terra. Durante os verões, as águas do Oceano Ártico são amplamente utilizadas para atividades de pesca, e ainda para navegação. A navegação se torna limitada durante as demais épocas do ano por conta dos blocos de gelo.
Sol da meia-noite
Nas datas próximas ao solstício de verão na região polar do Ártico é possível ver um fenômeno interessante nesta região, o qual é denominado de “Sol da meia-noite”, quando o Sol está visível durante 24 horas no céu.
Povos tradicionais
Regiões Polares - Iglu
Foto: depositphotos
No caso da Região Polar Ártica, as parcelas da população que mais se destacam são os Inuítes (extremo norte da América), os Lapões (extremo norte da Europa) e os Iakoutes e nenets (Sibéria). Estes povos tradicionais desenvolveram técnicas de sobrevivência nestas áreas frias, como o uso de peles de animais para aquecer os corpos, bem como os iglus, construções ocas produzidas com blocos de neves compactados, os quais isolam o interior do abrigo contra o frio externo. Além disso, são povos que vivem basicamente de caça e pesca, com uma dieta rica em gorduras.
Países próximos, solo e vegetação
Nas extremidades da Região Polar Ártica estão países como Estados Unidos (próximo ao Alasca), Canadá, Dinamarca e Rússia (próximo à Groenlândia) e ainda Suécia, Finlândia e Noruega. Os solos da região são quase que permanentemente cobertos por gelo (permafrost), o que impede que se desenvolva grande quantidade e variedade vegetativa. Nos verões, há um derretimento deste gelo, e surgem então a vegetação típica desta região, a Tundra, formada por líquens e musgos. Essa vegetação atrai também os animais que necessitam dela para sobrevivência.
Região Polar Antártida
A Região Polar Antártida localiza-se no Hemisfério Sul do planeta Terra, também chamado de Meridional ou ainda Austral. Nesta região está contida a Antártida, um continente coberto por uma camada de gelo. Esse continente é cercado por três oceanos, sendo eles o Pacífico, o Índico e o Atlântico.
As precipitações na Antártida ocorrem em forma de neve, sendo um local extremante seco e frio. Não há significativos registros de vegetação, sendo que estas ocorrem esparsamente nos litorais, no período do verão, onde se desenvolvem líquens, musgos, algumas algas e fungos. Poucos animais suportam as condições extremas da Antártida, sendo comum a presença de focas, albatrozes, pinguins, baleias e o krill.
Regiões Polares - Pinguim
Foto: depositphotos
Tratado da Antártida
A presença de humanos na região se deve aos agrupamentos de pesquisadores que desenvolvem trabalhos no continente. O Brasil também faz parte do Tratado da Antártida desde 1975, sendo que em 1983 foi elevado a membro consultivo. O Brasil possui uma base de pesquisadores na Ilha Rei George, denominada de Estação Antártica Comandante Ferraz.