A especialização no mercado de trabalho é uma realidade latente, veja o caso do curso de psicopedagogia que surgiu com a necessidade de suprir um segmento especializado do mercado. Estabelecendo um vínculo entre o exemplo dado e o desenvolvimento da sociologia, temos que a mesma se tornou primordial no desenvolvimento da sociedade, principalmente com a revolução industrial, que com o êxodo rural modificou o formato de interação da sociedade daquela época. Como o exemplo é voltado ao mercado de trabalho, a sociologia se debruçou sobre um cenário diferenciado para os trabalhadores da época da revolução industrial.
Respostas
Na idade moderna a partir da revolução industrial, as relações sociais passaram a se expandir e crescer exponencialmente, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo.
A partir disso, os métodos de produção aumentaram e continuam aumentando de forma exponencial, contribuindo para o avanço em diversos setores, porém, possuindo fatores e marcas negativas, como a luta de classes a partir da desigualdade social.
Por fim, além de Comte podemos citar outros 3 grandes autores que contribuíram para a fundamentação do pensamento sociológico, como por exemplo:
Marx: Que estudou a luta de classes e o capitalismo. (A partir das revoluções industriais como gatilho)
Weber: Que entendeu os tipos sociais e a ética protestante
Durkheim: Que trouxe o entendimento sobre a solidariedade mecânica e orgânica, além das formas de coercitividade do indivíduo inserido no espaço social.