pressiso de um resumo do livro A cabanana ou do livro O sofá estameados
Não a de ser um resumo mas alguns acontecimentos inportantese dos livros
Respostas
Resposta:
Durante uma viagem que deveria ser repleta de diversão e alegria, uma tragédia marca para sempre a vida da família de Mack Allens: a sua filha mais nova, Missy, desaparece misteriosamente, enquanto Mack salvava os seus 2 filhos que estavam a fazer canoagem porque a canoa tinha-se virado, no meio de tanta confusão entre os campistas de verem o pai herói a resgatar da água os seus filhos.
Mack chama as autoridades para irem investigar, e ao vasculhar o lugar onde a pequena Missy tinha sido avistada pela última vez, depararam-se com um alfinete de uma joaninha, e nas asas da joaninha tinham 4 pintas, e um dos agentes da polícia avisou ao pai da menina que já suspeitavam quem tinha sido o autor do rapto.
Explicaram ao Mack que esta pessoa era um homem, e era um assassino de meninas como Missy, sempre que este homem tinha uma vítima ele metia no lugar onde raptava as crianças uma joaninha com pontinhos pretos nas asas, ou seja a Missy era a 4ª vítima.
Depois de exaustivas investigações, indícios de que ela teria sido assassinada são encontrados numa velha cabana, ou seja encontraram o vestido vermelho que a Missy tinha vestido ensanguentado.
Mack, imerso numa dor profunda e paralisante, entrega-se à grande tristeza, um estado de desespero, ausência e raiva que, mesmo após quatro anos do desaparecimento da menina, insiste em não diminuir.
Um dia, ele recebe um estranho bilhete, assinado por Papá, (Deus) chamava-lhe papá porque a mulher de Mack era muito ligada à religião por isso chamava Deus de papá, convidando-o para um encontro na cabana abandonada. Cheio de dúvidas, mas procurando um meio de aplacar seu sofrimento, Mack atende ao chamado e volta ao seu cenário de horror.
Chegando lá, a sua vida dá uma nova reviravolta. Deus, Jesus e o Espírito Santo estão à sua espera para um "acerto de contas" e, com imensa benevolência, travam com Mack surpreendentes conversas sobre vida, morte, dor, perdão, fé, amor e redenção, fazendo-o compreender alguns dos episódios mais tristes de sua história, e tornando noutra pessoa, uma pessoa mais compreensível, não tão rancorosa, mais alegre e acima de tudo fazem com que ele deixe de vez a grande tristeza.
Com tudo isto eles fazem com quem Mack encontre o corpo de Missy que era o que ele mais queria, tendo como missão encontrá-lo, dando pistas e ajudando por vezes nas suas crises de raiva, quando Mack volta para a cabana com o corpo de Missy embrulhado numa manta, enterra-a, num jardim cheio de flores bonitas e com cores vivas.
Depois da sua “missão” estar concluída, despede-se de Deus, Jesus e Espirito Santo, estas três pessoas dão-lhe uma bebida quente, e Mack quando acaba de a beber sente-se tonto e cheio de sono, ele acaba por cair no chão como se tivesse desmaiado.
Quando acorda observa que a cabana estava como a encontrou, sombria e fria, conforme vai-se levantado tenta lembrar-se do que aconteceu, mas havia certos pormenores de que ele não se lembrava, mentalizando-se de que aquilo tudo fora um sonho.
Quando volta para casa ele contacta com as autoridades e relata o sonho que teve indicado que tinha a certeza onde estava o corpo de sua filha os polícias assim o fazem e encontram o corpo da menina, e mais tarde corpos de outras crianças que tinham sido assassinadas pelo mesmo homem
"É pequeno, tem só dois lugares. E fica perto da janela. Pro sol não desbotar o estampado..." Assim começa a história que a autora gaúcha Lygia Bojunga Nunes escreveu em 1980 e que continua extremamente atual. [BR]
A narrativa conta a história de Vitor, um tatu apaixonado por Dalva, uma gata angorá. Dalva passa seus dias sentada no sofá estampado assistindo a todos os programas de televisão. Ela quer ganhar um concurso por ficar mais tempo em frente à televisão. Vitor fica na volta, tentando chamar sua atenção, pedindo-a em casamento. Sem conseguir. O desejo de ganhar o tal concurso não permite que ela desvie o olhar do televisor a não ser para atender ao telefone e comunicar a programação que está assistindo. Muito esperto, Vitor encontra a possibilidade de receber a atençao de Dalva se ele mesmo aparecer na TV e declarar seu amor à ela.[BR]
Vitor é um tatu que cava o tempo todo. Um dia, desiludido pela falta de atenção da Dalva, ele cava o sofá estampado e volta ao passado, para descobrir algumas diferenças e reencontrar aspectos de seu caráter.[BR]
E no meio disso tudo há a presença da avó do Vitor, arqueóloga que pesquisa tudo sobre os tatus. Vitor se apega à sua avó e sua mala de viajar pelo mundo, contendo muitos segredos que Vitor anseia em descobrir.[BR]
Este é apenas o começo de uma história que tem muito mais a revelar. [BR]
Texto bom de ler de uma vez só e deixar escapar aquele suspiro emocionado ao final, coisa que Lygia consegue fazer como poucos escritores o fazem. De linguagem simples a narrativa fragmentada entre passado e presente vai nos envolvendo em tantos buracos cavados pelo Vitor em busca de sua personalidade, reafirmando seu caráter em desenvolvimento. Ao se utilizar de recursos estilísticos que encantam leitores apaixonados pela boa Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, Lygia trata de assuntos pertinentes à qualquer época num jogo profundo e sensível, recheado de sutilezas