Respostas
Olá
A entrada do ar pode se dar através das narinas, que é a principal entrada para o nosso corpo, ou pela cavidade bucal.
O ar segue para a faringe, onde há uma bifurcação: o ar continuará seu caminho e os alimentos que foram ingeridos e passaram pelo mesmo caminho do ar até agora serão direcionados para o esôfago para que possa ser realizada a digestão.
A faringe também serve de entrada para o ar que entra na laringe. Por sua vez, ela impede a entrada de corpos estranhos na próxima estrutura.
A traquéia é responsável pela vocalização, ou seja, sem ela, seriamos incapazes de emitir sons. Os sons são produzidos conforme o ar passa pela caixa vocal. Além disso, ela possui epitélio pseudo-estratificado colunar ciliado, que tem como objetivo limpar novamente o ar que está cada vez mais dentro do nosso corpo.
Chegando a árvore bronquial, o ar passa pelo brônquio principal (ou primário), brônquio lobar (ou secundário) e brônquio segmentar (ou terciário), onde será continuamente limpo. Os brônquios vão se ramificando, ficando cada vez menores e dando origens aos bronquíolos, que termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas.
Essas bolsas, chamadas alvéolos pulmonares, são recobertas por capilares sanguíneos. Eles possibilitarão que o oxigênio será levado pela corrente sanguínea do sistema circulatório e poderá ser levado para todo o corpo, alcançando as células. Por isso são considerados as estruturas funcionais de respiração.
Espero ter ajudado ok ;)
Explicação:
Primeiro ele passa pelo nariz, desce pela faringe, e passa pela traqueia chegando ao pulmão.