escreva o que define cada expressão:
países do centro
países da periferia
países semiperiferia
países do norte
países do sul
Respostas
Resposta:
Países centrais
O centro da economia mundial é formado principalmente, por um grupo de países nos quais se localizam as sedes das grandes empresas. As maiores indústrias, os grandes bancos, as mais importantes bolsas de valores, estão concentrados nestes países, tornando-os os mais poderosos economicamente.
É evidente que a concentração de riqueza acaba beneficiando a população como um todo que tem empregos melhores e salários mais altos, juntamente com governos que arrecadam mais em impostos e, portanto, têm maiores possibilidades de investir em saúde, em educação, moradia, lazer, transporte, energia e assim por diante. Destacam-se entre os países centrais os Estados Unidos, o Canadá, o Japão, a Austrália, a Nova Zelândia e a maioria dos integrantes da União Europeia.
Países periféricos
Por sua vez, os países da periferia do sistema capitalista mundial, mantêm uma economia agroexportadora, baseada na mão de obra barata, no latifúndio e na concentração de renda. A maior parte dos problemas destes povos se originou de intervenções externas como a colonização pelos países europeus ou as disputas da Guerra Fria entre o EUA e a URSS.
Nos dois casos, a tentativa das potências mundiais de manter o domínio econômico e político sobre os países africanos, latino-americanos e asiáticos, teve como consequência a formação de economias dependentes e sistemas políticos autoritários e elitistas.
Se na época da colonização e do imperialismo tais países viveram em condições de exploração econômica acentuadas, atualmente suas condições não são fundamentalmente diferentes. As regras do comércio mundial, com a constante diminuição dos preços dos produtos agrícolas, levam-nos a uma posição na economia mundial que parece irreversivelmente desastrosa.
Destacam-se entre os países periféricos, os estados da África subsaariana, grande parte dos países latino-americanos e alguns asiáticos, como Iêmen, Bangladesh, Nepal, Laos e Camboja, entre outros.
Países semiperiféricos
Nessa classificação surge ainda um terceiro grupo de países que é o da semiperiferia, constituindo um estágio intermediário entre os países centrais e os periféricos propriamente ditos. Os países semiperiféricos, a exemplo dos periféricos, têm grandes desvantagens na relação com países centrais, tanto em termos de trocas comerciais como de distribuição mundial dos investimentos financeiros. No entanto, a semiperiferia consegue se manter em um patamar intermediário de riqueza e de bem-estar, sem cair na miséria generalizada da periferia.
Países semiperiféricos, geralmente soa aqueles que conseguiram se industrializar durante o século XX, não tendo mais uma economia puramente agroexportadora. É verdade que esta industrialização foi feita pelas multinacionais em busca de mão de obra barata, o que lhes dá a possibilidade de ter certa vantagem econômica sobre os países periféricos, para os quais exportam produtos industrializados