Respostas
Resposta:
CARACTERÍSTICAS
É mais do que evidente, que a agricultura era para a subsistência de cada grupo indígena e as técnicas de plantio desenvolvidas são, ainda, utilizadas por pequenos agricultores por todo o país e conhecida como coivara.
Coivara é agricultura de corte e queima que o indígena fazia de modo controlado e produzia baixo impacto ambiental. Consiste em derrubar pequeno trecho de mata, separação e secagem da mata derrubada e queima, para que, no início do período chuvoso se iniciasse o plantio de diversas espécies.
Muitas tribos indígenas dominavam técnicas sofisticadas, que incluíam desde conhecimentos de calendários agrícolas baseados na astrologia, até técnicas de seleção e manejo de solos, bem como para a diversificação de culturas.
Explicação:
Para ilustrar, podemos citar: os índios mundurukus desenvolveram processo avançado de escolha de áreas para o plantio, hoje só conseguidos com aplicação de conhecimentos específicos, tais como: topografia, fertilidade do solo, drenagem etc. Além disso, estipularam metodologia para o plantio e colheita, ainda hoje utilizada pelos pequenos agricultores familiares da Amazônia.
Com relação ao manejo procuravam imitar a natureza. Os índios da Amazônia tinham em suas roças grande variedade de espécies, de forma semelhante à vegetação nativa. Procuravam, também, seguir o modelo natural de sucessão, para a alteração das estruturas de suas roças.