na figura coeficiente de atrito desprezivel entre A e C mas valeu u =0,61 entre C e D. Alem disso h1 =20 m, h2 =10 m , m1 = 12kg, m2 = 5kg e x = 2 m. A) partindo do repouso no ponto A, quantos joules de energia cinética a esfera 1 tera perdido ao passar pelo ponto B?
Respostas
Resposta:
A energia cinética que a esfera 1 perdeu ao passar pelo ponto B é de K=1200J.
Explicação:
Devemos analisar o processo mecânico do sistema (energia total do sistema do trajeto de A até B). Sabemos que nesse tipo de esquema, teremos a interação da energia cinética K e energia potencial gravitacional U, onde a energia total do sistema se conserva, ou seja, . Utilizando a equação para a energia total:
Onde K é a energia cinética final e K* é a energia cinética inicial, U é a energia potencial gravitacional final e U* é a energia potencial gravitacional inicial e E é a energia total do sistema. Primeiramente analisaremos a energia da esfera no ponto A inicialmente antes de percorrer o trajeto no ponto B, basta utilizarmos a energia potencial gravitacional U do corpo em sua altura inicial. Logo:
, onde a massa da esfera 1 é m1=12kg, à altura h1=20m e a aceleração da gravidade g é contante g=10m/s. Portanto,
A energia da esfera 1 inicialmente é de 2400J (Joules).
Apos a esfera 1 ir do ponto A ao ponto B, teremos:
,
v é a velocidade que a esfera 1 ganha ao percorrer a distancia do ponto A até o ponto B, como não temos esse valor explicito, teremos que calcular utilizando uma das equações de movimento, nesse caso a equação de Torricelli:
,
Substituindo os valores na equação da energia,
Isso mostra que, a energia total do sistema se conserva. A energia cinética que a esfera 1 adquire no percurso ela perde devido a atuação da diferença da energia potencial gravitacional nas duas alturas h1 e h2. Logo a energia cinética que ele perde é a mesma que ele ganha no percurso do ponto A até o ponto B K=1200J.