• Matéria: ENEM
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão 5/5 - Organização e Administração na Educação Física
Atente para a seguinte afirmação:

“A relevância adquirida pelo esporte no último século, tanto em seu caráter de prática de lazer para um número substantivo de pessoas no mundo, quanto relacionado à geração de significativos montantes financeiros que envolvem entidades de diferentes naturezas [...] coloca em evidência as instituições responsáveis por sua administração”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, B. S.; MARCHI JÚNIOR, W. A Oligarquia olímpica: Uma leitura sobre a autoperpetuação dos brasileiros no poder das instituições olímpicas nacionais e internacionais. Olimpianos: Journal of Olympic Studies, v. 1, n. 1, p. 33-52, 2017. p. 24.

Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar sobre a estrutura organizacional de uma modalidade esportiva no Brasil, é correto afirmar que:

A A estrutura organizacional compreende um nível único, o qual está relacionado à Confederação Brasileira para cada modalidade esportiva.

B Nos âmbitos municipal e estadual, a estrutura organizacional de uma modalidade esportiva refere-se às seleções de equipes e de atletas estipuladas pelo Comitê Olímpico.

C Nos âmbitos nacional e internacional, a estrutura organizacional de uma modalidade esportiva é operacionalizada e controlada pelos clubes afiliados às ligas.

D A estrutura organizacional de uma modalidade esportiva tem a participação de clubes, ligas, associações, federações, confederações, Comitê Olímpico e federações internacionais.

E A estrutura organizacional de uma modalidade esportiva engloba aspectos referentes ao treinamento, como o tempo (em anos), e à qualidade do treinamento e do técnico/professor.

Respostas

respondido por: Anônimo
2

Resposta: Letra D A estrutura organizacional de uma modalidade esportiva tem a participação de clubes, ligas, associações, federações, confederações, Comitê Olímpico e federações internacionais.

Explicação:“No Brasil, a estrutura organizacional de uma modalidade esportiva compreende vários níveis de implantação, operacionalização e controle; nos níveis municipal e estadual, por meio dos clubes ou entidades esportivas, controladas por ligas, associações, e federações; nos níveis nacional e internacional, por meio de centros de treinamento e seleções nacionais, controlados por confederações, Comitê Olímpico e federações internacionais” (texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar, p. 251).

Perguntas similares