(FGV-SP)
A revolta paulista, chamada Revolução Constitucionalista, durou três meses e foi a mais importante guerra civil brasileira do século XX […]. Sua causa era praticamente inatacável: a restauração da legalidade, do governo constitucional. Mas seu espírito era conservador: buscava-se parar o carro das reformas e deter o tenentismo, restabelecer o controle federal pelos estados.
A respeito da situação política brasileira no início da década de 30, é correto afirmar:
A) A maior parte da oligarquia paulista havia aderido à Revolução dirigida por Getúlio Vargas ansiando por uma modernização no país que envolvesse uma reforma eleitoral, a centralização política federal e o reconhecimento dos direitos trabalhistas.
B) Apesar de derrotada militarmente, a revolta acabou levando à convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte com novas regras eleitorais, como o voto secreto, que dificultava a ocorrência de fraudes, e o direito de voto para as mulheres.
C)A maior parte da oligarquia paulista acabou por articular-se com Luís Carlos prestes, ex-dirigente da coluna prestes-Miguel Costa, que havia aderido ao comunismo e tornara-se a principal liderança política do partido Comunista.
D) Os paulistas defendiam um amplo programa nacionalista e procuravam garantir o retorno da normalidade democrática quebrada com o movimento revolucionário de 1930, que representava os interesses dos setores oligárquicos dos diversos estados da federação.
E) A revolução Constitucionalista foi inicialmente uma revolta da oligarquia paulista e sofreu, posteriormente, um processo de radicalização política que levaria à intensificação de greves e manifestações populares em todo o país, em prol da democracia.
Respostas
É correta a alternativa B.
A Revolta ocorreu por interesses políticos das oligarquias paulistas, mas também pela insatisfação dos setores médios urbanos com as medidas autoritárias de Vargas, que havia suspendido a Constituição, fechado casas legislativas e retirado do poder representantes em diversos estados.
Após o fracasso da revolta a pressão popular por um sistema político justo, que já era uma pauta antiga, ganha força e o voto secreto e o voto feminino surgem como medidas essenciais para a nossa sociedade.
a) Incorreta. Partidários do PRP e de Júlio Prestes, os setores oligárquicos paulistas se opunham à Revolução de 1930. Conservadores, tais grupos buscavam a manutenção das estruturas político-sociais da República Velha, em contrariedade ao projeto associado à Revolução de 30.
b) Correta.
c) Incorreta. Ex-tenentistas, na década de 1930, Luis Carlos Prestes estava cada vez mais vinculado ao Comunismo, ideário rejeitado enfaticamente pela elite oligárquica paulista.
d) Incorreta. Não é correto afirmar que a pauta da Revolução de 1932 compreendia um "amplo programa nacionalista". O cerne do movimento envolvia o retorno à normalidade constitucional, rompida com a Revolução de 1930.
e) Incorreta. A Revolução Constitucionalista não levou a uma radicalização ou à instigação de greves e manifestações populares em todo o país.