D. Pedro I, por graça de Deus e unânime aclamação dos povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil: Fazemos saber a todos os nossos súditos, que tendo-nos requerido os povos deste Império, juntos em Câmaras, que nós quanto antes jurássemos e fizéssemos jurar o Projeto de Constituição [...].
Preâmbulo da Constituição Política do Império do Brasil, 1824.
Identifique, no preâmbulo da Constituição de 1824, uma passagem que expresse a incorporação de certas inovações políticas que caracterizavam a Europa desde fins do século XVIII. Justifique sua resposta
Respostas
A ideia de que o poder se dá com o "aval" dos comandados, de que há uma Constituição soberana e que existem órgãos legislativos para criar as leis são exemplos de inovações políticas do período.
Antes das Revoluções Burguesas - das quais se destacam a Inglesa e a Americana -, o poder era Absoluto, não estando o monarca limitado por nenhum acordo social e não dependendo o seu poder de ser ou não bem aceito pelos comandados. Era rei e realizava o que bem entendesse.
Resposta:
Entre as influências políticas liberais, podemos identificar a ideia de um “imperador constitucional”, a existência de Câmaras, ou seja, um poder Legislativo e um projeto de Constituição. A existência desses termos no preâmbulo demonstra influências do pensamento liberal, que defendia a existência de monarquias constitucionais, representativas e com tripartição do poder.