Cerca de 1 milhão de espécies de plantas e animais estão ameaçados de extinção no mundo, algumas já nas próximas décadas, de acordo com estudo coordenado por braço da ONU (Organização das Nações Unidas) com dados compilados por 145 especialistas de 50 países nos últimos três anos, sendo que a quantidade é a maior da história. Os culpados são, em ordem decrescente: mudanças no uso da terra e do mar (aqui incluída a expansão da área usada para agricultura sobre locais onde antes havia florestas); exploração direta de organismos (por exemplo, pesca); mudanças climáticas; poluição e espécies exóticas invasoras. O relatório traz alguns números que indicam o caminho que trouxe até a situação atual: o valor da produção agrícola aumentou cerca de 300% desde 1970, a colheita de madeira bruta subiu 45% e quase 75% dos recursos de água doce do mundo estão dedicados à produção agrícola ou pecuária. Em 2015, 33% dos estoques de peixes marinhos eram explorados em níveis insustentáveis. A poluição plástica aumentou dez vezes desde 1980.
Conforme o excerto, a produção agrícola é uma das ações que causam consequências para a natureza. Desse modo, analise o excerto e assinale a alternativa correta que corresponde a um dos motivos da agricultura ainda criar esse tipo de situação para o mundo.
Alternativas
Alternativa 1:
O motivo da produção agrícola ainda explorar os recursos naturais sem uma consciência ambiental é o incentivo dos EUA em pesquisas de sementes geneticamente modificadas.
Alternativa 2:
A exigência por energia renovável fez com que a produção agrícola estivesse voltada para a exploração de recursos naturais, isso, portanto, resultou em dados ambientais alarmantes.
Alternativa 3:
Um dos motivos da produção agrícola agredir a natureza é a abundância de recursos naturais que existe no mundo, pois a maioria é passível de regeneração e por isso a exploração deve ser mantida em ritmo acelerado.
Alternativa 4:
Um dos motivos da produção agrícola agredir a natureza está relacionado à exploração de matérias-primas que são transferidas para a indústria, uma vez que a economia dos países é cada vez mais dependente do processo industrial
Alternativa 5:
Os governos estão preocupados com o denso fluxo de transporte nas cidades, por isso foi necessário pensar em combustíveis renováveis, e a produção agrícola como meio para chegar à sustentabilidade criou sérias consequências para natureza.
Respostas
respondido por:
4
Alternativa 4:
Um dos motivos da produção agrícola agredir a natureza está relacionado à exploração de matérias-primas que são transferidas para a indústria, uma vez que a economia dos países é cada vez mais dependente do processo industrial.
A agricultura e a indústrias estão cada vez mais relacionados e dependentes um do outro, assim a preocupação com o meio ambiente para essas produções não é muito grande devido ao fato de que as indústrias capitalistas são as mantém o dinheiro nelas investido.
Assim, elas continuam a possuir os lençois e o meio ambiente fazendo com que haja uma grande perigosidade para o meio, mas que é ignorado pelos diversos momentos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás