• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: Keila92
  • Perguntado 7 anos atrás

Na medida em que foi transformando a natureza para atender as suas necessidades por meio do trabalho o Ser Social foi se humanizando. O trabalho proporcionou ao homem materializar seus desejos, assim o homem diferenciou-se dos demais animais.

SIKORSKI, Daniela; BERNARDO, Rafaela Cristina. Ética Profissional. Maringá: Unicesumar, 2016.

Leia as afirmativas e assinale a correta referente ao conceito de Trabalho como eixo fundante do Ser Social.

Alternativas
Alternativa 1:
O trabalho se dá sozinho, não depende da interação com outras pessoas, não é necessário que haja comunicação, cooperação e reciprocidade.

Alternativa 2:
O trabalho não permite que os homens se reconheçam entre si como seres da mesma espécie com os mesmos anseios e necessidades básicas. O trabalho é um ato inconsciente.

Alternativa 3:
Segundo Marx, a sociedade é dividida entre duas classes: burguesia e proletariado, sendo que a burguesia vende sua força de trabalho para proletariado.

Alternativa 4:
As transformações no mundo do trabalho estão dissociadas das transformações e mudanças históricas e sociais.

Alternativa 5:
Como práxis, o trabalho é a base ontológica primária da vida social; mediação que efetiva objetiva e subjetivamente o intercâmbio entre os homens e a natureza, pondo em movimento um processo incessante de (re) criação de novas necessidades.


Keila92: RESPOSTA
Keila92: ALTERNATIVA 5, pg 16 do livro ÉTICA PROFISSIONAL.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

Alternativa 5.

No que tange ao conceito de trabalho como eixo fundante do ser social, evidencia-se que o trabalho é compreendido como a base de qualquer sociedade, de forma que os individuos sejam capazes de estabelecer um equilibrio com a natureza.

Quando isso ocorre, novas necessidades surgem, de forma que o ser humano torna-se capaz de evoluir moral e socialmente, ao mesmo tempo em que aprende a importância de valorizar os recursos extraídos da natureza.

Perguntas similares