O campo da moral sugere uma multiplicidade de ações, pois esta origina-se nas interações humanas. Podemos afirmar que é através da moral que os códigos de convivência são estipulados nas relações de trabalho, nas escolas e universidades, nas organizações privadas e públicas. Assim esse campo se constitui como uma multiplicidade de códigos de convivência que sugerem as maneiras como as pessoas devem se comportar em determinados ambientes para que ocorra harmonia e bom senso nas interações humanas. Do ponto de vista dessas ações humanas existem dois universos que se constroem perante o fim de suas ações: universal e particular. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: a) Não é através da moral que os códigos de convivência são estipulados. b) A moral, portanto, está em toda parte, nas escolas, nas igrejas, nos hospitais, nas organizações privadas e públicas. No entanto, ela só se aplica quando ocorre harmonia nas interações. c) O universalismo dita as condutas morais positivas, em que existe o consenso para que o bem comum seja preservado. No particularismo, os interesses pessoais ou de um grupo se prevalecem em detrimento do interesse de outros, por isso são práticas negativas. d) O campo da moral, pela sua mutabilidade, se torna um campo vasto e por isso não se aplica as relações humanas.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
8

Letra B.

A moral, conforme descrita no texto, apresenta particularidades coletivas e individuais.

As coletivas são aquelas advindas do senso comum, que primam pelo bem-estar social e são capazes de manter um nível de harmonia entre as relações interpessoais.

Já as individuais são determinadas conforme os valores de cada individuo, e exigem um pouco mais de comprometimento para um alinhamento com a moral universal.

Perguntas similares