preciso de ajuda pra fazer um resumo de "Redução Da Camada De Ozônio" . preciso que o resumo da em uma metade de uma folha de caderno por favor me ajudem
Respostas
Resposta:
A camada de ozônio é uma cobertura de gás ozônio presente na estratosfera, entre 25 km de altitude, que protege o planeta das radiações ultravioletas prejudiciais aos seres vivos.
A camada de ozônio é essencial para a vida, pois forma escudo que nos protege das radiações ultravioletas. Sem ela, a vida na Terra não seria possível. A camada de ozônio é essencial para a vida, pois forma escudo que nos protege das radiações ultravioletas. Sem ela, a vida na Terra não seria possível. A sua produção ocorre na troposfera e estratosfera. Em 1977 foi encontrado sobre a Antártida um buraco na camada de Ozônio, e assim foram surgindo no decorrer destes anos o aparecimento de finas camadas de ozônio em grandes partes do planeta, as regiões mais atingidas têm sido sinalizadas próximas do Pólo Sul e Pólo Norte.São vários os causadores da destruição, sendo que além de destruírem a camada de ozônio, tais substâncias colaboram e muito no aquecimento global, as fumaças dos veículos, o CO2 que é exalado devido à queima de carvão e o petróleo, mas o pior de todos são os CFC. Já em 1992 foi então descoberto que o brometo de metila, utilizado nas plantações de morangos e tomates, como inseticida tem o poder bem superior ao CFPC, dando como causador de 5% a 10% da destruição da camada de ozônio no planeta. Sem a proteção da camada de ozônio, teríamos uma diminuição na taxa de crescimento das plantas, que fariam menos fotossíntese. Os raios ultravioletas também prejudicam o desenvolvimento de organismos aquáticos e reduz a produtividade do fitoplâncton. Essa situação provoca alterações nas cadeias alimentares e no funcionamento dos ecossistemas. A ação intensa dos raios ultravioletas também pode causar diversos males à saúde humana, como degeneração do DNA das células, câncer de pele, cegueira, deformações e atrofias musculares, e enfraquecimento do sistema imunológico.