Respostas
Resposta:
O principal órgão do sentido do olfato é o nariz. A percepção dos odores ocorre graças a uma região localizada na parte superior das cavidades nasais chamada de epitélio olfatório. É nesse epitélio que encontramos células sensoriais especializadas chamadas de quimiorreceptores. Elas são caracterizadas por possuírem prolongamentos que ficam mergulhados no muco, são os chamados cílios olfatórios.
As moléculas odoríferas dispersas no ar são capazes de estimular esses cílios. Elas gerarão um impulso nervoso que chegará até o bulbo olfatório (área do cérebro que é responsável por receber a mensagem e enviá-la para outras regiões do cérebro onde a mensagem será interpretada). Acredita-se que o homem seja capaz de distinguir cerca de 10 mil cheiros diferentes.
Uma característica muito interessante desse sentido é o fato de ele estar intimamente relacionado com o paladar. Você já deve ter percebido que, ao comer alguma coisa quando se está resfriado, o gosto fica muito difícil de ser distinguido. Isso ocorre em razão do fato de que o sabor é uma mistura de gostos, cheiros e texturas. Quando pegamos o alimento, vários odores estão sendo liberados e, ao mastigarmos, fazemos com que mais cheiros se espalhem. Quando estamos gripados, a grande quantidade de muco nos impede de sentir o odor e não conseguimos captar o sabor.
EU ACHO QUE É ISSO