QUESTÃO 1 –(ENEM 2012) Motores a combustão interna apresentam melhor rendimento quando podem ser adotadas taxas de compressão mais altas nas suas câmaras de combustão, sem que o combustível sofra ignição espontânea. Combustíveis com maiores índices de resistência à compressão, ou seja, maior octanagem estão associados a compostos com cadeias carbônicas menores, com maior número de ramificações e com ramificações mais afastadas das extremidades da cadeia. Adota-se como valor padrão de 100% de octanagem o isômero do octano mais resistente à compressão. Com base nas informações do texto, qual dentre os isômeros seguintes seria esse composto?
Respostas
respondido por:
12
O isômero que se refere ao enunciado da questão é o 2,2,4-trimetilpentano.
O 2,2,4-trimetilpentano se caracteriza por apresentar grande número de ramificações. Além de apresentar a mesma fórmula molecular do octano, que é C8H18. É considerado o isômero do octano que apresenta maior resistência à compressão.
Devido a esse fato, são bastante usados em motores a combustão interna, pois os mesmos apresentam maior rendimento se adotam taxas de compressão maiores em suas câmaras de combustão.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás