Entre as avaliações de nível nacional observamos a ANEB, Avaliação Nacional da Educação Básica, que é realizada por amostragem e avalia alunos da Educação Básica. Considerando as especificidades dos alunos avaliados pela ANEB, observe as afirmações e considere V para as verdadeiras e F para as falsas. I. A ANEB avalia alunos matriculados no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio da rede pública das áreas urbanas e rurais de todo o país. II. A ANEB avalia alunos matriculados no 5º e 9º ano do Ensino Fundamentale e 3º ano do Ensino Médio da rede privada das áreas urbanas e rurais de todo o país. III. A ANEB avalia alunos matriculados no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio da rede pública e privada das áreas urbanas e rurais de todo o país. IV. A ANEB avalia alunos matriculados no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio da rede pública e privada apenas das áreas urbanas de todo o país. As afirmações I, II, III e IV são respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, F, F, F. Alternativa 2: F, V, F, F. Alternativa 3: F, F, V, F. Alternativa 4: V, V, F, F. Alternativa 5: V, V, V, V.
Respostas
Resposta:
F, F, V, F.
Explicação:
Pag. 137 do livro
A terceira alternativa está correta.
Dentre as propostas do ANEB temos:
A avaliação da qualidade e eficiência da educação básica Brasileira.
Quanto a Anresc, temos a avaliação bianual envolvendo os alunos do quinto ano até o nono ano do ensino fundamental.
E por fim, o ANA funciona como um instrumento do SAEB para avaliar os níveis de alfabetização e letramento, assim como a alfabetização em matemática dos alunos em nível nacional.
A auto-avaliação não faz parte do processo, visto que a análise é feita desde o cadastro do aluno, funcionando como um censo para a avaliação do desempenho dos alunos, levando em consideração o ensino, a pesquisa, a extensão dos cursos e a gestão institucional da escola e do corpo docente.