O Direito do Trabalho é o ramo do direito que estuda a relação empregatícia entre empregado e empregador a partir das deficiências encontradas no ambiente de trabalho. Ele tem como objeto dessa relação o trabalho subordinado e, por essa razão, é regido pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.
A partir dessa conceituação de Direito do Trabalho, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
quando se fala da Constituição de 1891, esta já trazia como previsão legal o 13º salário, férias remunerada e FGTS.
Alternativa 2:
Em 1943 foi aprovada a atual Constituição Federal, proporcionando o maior número de direitos aos trabalhadores.
Alternativa 3:
Com a Revolução Industrial e por conta do grande número de imigrantes, falou-se na criação de uma legislação trabalhista específica que atendesse os imigrantes exclusivamente.
Alternativa 4:
Em 1988 várias são as normas esparsas que versavam sobre o Direito do Trabalho, sendo aprovada a sistematização das mesmas para a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Alternativa 5:
Com o Brasil passando por uma fase intervencionista foi constituído o sindicato único, imposto por lei, vinculado ao Estado, criando um imposto sindical, que acreditava-se ser uma forma de submissão das entidades de classe ao poder do Estado e, por fim, a greve e o lockout (greve dos empregadores).
Respostas
Alternativa 5: Com o Brasil passando por uma fase intervencionista foi constituído o sindicato único, imposto por lei, vinculado ao Estado, criando um imposto sindical, que acreditava-se ser uma forma de submissão das entidades de classe ao poder do Estado e, por fim, a greve e o lockout (greve dos empregadores).
O direito do trabalho é o responsável pelo estudo da relação empregatícia entre o empregado e o empregador, tal relação é regida pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.
Na fase intervencionista do Brasil, ocorreu a constituição do sindicato único, após imposição legal. O sindicato único tinha vínculo com o Estado e resultou em um imposto sindical. Esse imposto visava ser uma submissão das entidades de classe ao poder do Estado.
Bons estudos!
Resposta:
alternativa 5 pg 44
Explicação: