Estudo de Caso
A equipe de atendimento a emergências ambientais foi acionada na indústria em que Joaquim trabalha como Técnico em Segurança do Trabalho e da qual faz parte. Houve um vazamento de resíduos de mineração em um dos mananciais do município onde está instalada. A empresa de saneamento básico realizou coletas e amostras no principal rio de abastecimento público para avaliar a qualidade da água. Foi constatado que o manancial foi afetado pelos resíduos industriais decorrentes da mineração de ouro, estando entre os produtos contaminante o mercúrio. O Ministério Público suspendeu imediatamente o abastecimento de água deste manancial, que além de contaminada apresentava coloração amarelada e “barrenta”.
Quando Joaquim se reuniu com sua equipe, constatou que a indústria não havia feito o Plano de Controle de Emergências, fato que resultou em dificuldade para minimizar o problema.
PERGUNTAS DO ESTUDO DE CASO
Nesta atividade você deve descrever de forma clara, objetiva e original o seguinte:
1. Caso a indústria de Joaquim possuísse um Plano de Controle de Emergências qual seriam as etapas a serem seguidas neste caso?
2. Qual o papel de Joaquim no processo de controle da emergência mencionada no estudo de caso?-
Respostas
respondido por:
6
Se a indústria de Joaquim possuísse um plano, as etapas que deveriam ser seguidas são as de definição, de identificação e de preservação do patrimônio.
Um plano de controle de emergências se caracteriza por estabelecer as diretrizes necessárias para que a atuação em situações de emergências seja a mais correta e eficaz, de forma a provocar repercussões internas e externas positivas na unidade portuária.
É preciso definir as atribuições e responsabilidades, identificar as perigos e riscos de acidentes e preservar o patrimônio da empresa.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás