O ano de 476 simbolicamente marca queda do Império romano do Ocidente. Que fatores podem explicar essa queda?
Respostas
A queda do Império Romano do Ocidente se deu basicamente pelas invasões dos povos Bárbaros. Os Bárbaros eram considerados, pelos romanos, todos os que viviam além das fronteiras do Império.
No século I, com o fim da política expansionista (pax romana) e a necessidade de abastecer as tropas nas fronteiras do Império, Roma se aproximou dos povos Bárbaros/Germânicos. De início eles faziam trocas de produtos entre si, depois, pela falta de escravos provocada pela pax romana, levou Roma a arrendar aos germanos pequenos lotes de terra. Essa medida provocou a infiltração dos bárbaros no Império.
No século III, povos bárbaros, como os Francos e os Alamanos invadiram o norte da península itálica. Já no século IV, a penetração dos povos germânicos no Império ocorreu com a licença e mesmo com o incentivo do Estado, que os recebia como povos federados. Em resumo, as invasões dos povos germânicos foram, de um lado, ações militares de conquista e, de outro, migrações pacíficas sob a chancela dos imperadores.
Em 476, Roma não resistiu ao ataque desferido comandado por Odoacro, chefe dos hérulos, que assumiram o governo da península itálica. Assim começou o período medieval.
Desculpa que ficou meio grande o texto, espero que tenha ajudado :)
Resposta:
O império romano, foi um império muito grande, devido às conquistas territoriais. Com um território tão grande, além de se ficar difícil gerir todo o império, o imperador não tinha mais o mesmo controle sobre todas as fronteiras, esses fatores contribuíram para a queda do império.Explicação: