Conceitue a chamada propensão a consumir e o papel que desempenha na teoria keynesiana. Qual sua relação com o multiplicador de gastos autônomos?
Respostas
Propensão marginal a consumir mostra a proporção da renda que foi gasta com consumo em um determinado período de tempo. Ela demonstra o comportamento do consumidor, expressando a tendência para o consumo de um bem ou serviço.
A teoria Keynesiana é uma teoria econômica que defendia a ação do estado propondo um regime de pleno emprego e controle de inflação. Defendia também os benefícios sociais aos trabalhadores.
O conceito de propensão a consumir é de muita importância em relação ao multiplicador keynesiano, pois quanto maior o seu valor, maior será a renda. Nesse caso, o consumo faz com que a produção aumente, gerando assim mais empregos e mais consumidores.
Os gastos autônomos são os que podem ser influenciados pela política de governo, eles não tem relação com a renda, nesse caso, numa situação em que o produto efetivo for menor que o produto potencial a solução keynesiana é a criação de alternativas para aumentar os gastos e o consumo privado.
Espero ter ajudado!