Qual componente do citoesqueleto está envolvido no processo de migração
celular? Explique o processo.
Respostas
Resposta:
Entre as fibras protéicas componentes desse “citoesqueleto” podem ser citados os microfilamentos de actina, os microtúbulos e os filamentos intermediários. Os microfilamentos são os mais abundantes, constituídos da proteína contráctil actina e encontrados em todas as células eucarióticas.
Explicação:
A rede de proteínas filamentosas no citoplasma celular. O citoesqueleto é o conjunto de filamentos e finíssimos túbulos de proteínas presentes no citosol das células, responsáveis pela sustentação e forma, permitindo o seu movimento e transporte de substâncias.
São polimerizados a partir de um centrossomo que geralmente fica no centro do citoplasma celular. Além da função estrutural, os microtúbulos têm outras funções. Eles formam um substrato onde proteínas motoras celulares (Dineínas e Cinesínas) podem interagir e assim, são usados no transporte intracelular.
As células epiteliais são justapostas, com forma geralmente regular, muito citoplasma, citoesqueleto desenvolvido e polaridade. ... O citoesqueleto contém filamentos de actina, filamentos intermediários de vimentina e de citoqueratina e microtúbulos. A citoqueratina está presente somente nas células epiteliais.