O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por autoridades monetárias, como o Conselho Monetário Nacional, o Banco Central do Brasil, e também por autoridades de apoio, tais como a Comissão de Valores Mobiliários. Cada uma destas instituições possui funções específicas para o bom funcionamento das políticas econômicas brasileiras. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Respostas
Letra A.
Com base nos incisos I ao III do Art. 6º da Lei do Sistema Financeiro Nacional, podemos verificar que:
O CMN - Conselho Monetário Nacional é composto por 3 (três) membros, sendo eles: Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil.
Os objetivos ou competências do CMN estão presentes no Art. 4º da Lei Nº 4595/1964, sendo alguns dos mais importantes:
- autorizar as emissões de papel-moeda.
- aprovar orçamentos monetários.
- disciplinar o crédito.
Segue o restante da questão.
(...)
( ) O Conselho Monetário Nacional é considerado o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional, pois é o único responsável por tomar decisões econômicas.
( ) Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento, e Presidente do Banco Central dividem a composição do Conselho Monetário Nacional.
( ) Uma das atribuições do Conselho Monetário Nacional é autorizar a emissão de papel moeda, um dos instrumentos para aumentar ou reduzir o volume de dinheiro em circulação na economia.
( ) As áreas em que o Conselho Monetário Nacional atua com funções executivas referem-se à política cambial e às operações de pagamento e recebimentos das instituições financeiras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - F.
Espero ter contribuído!
Resposta:
F-V-V-F
Explicação:
Corrigido pelo livro.