• Matéria: História
  • Autor: Larissa231054
  • Perguntado 7 anos atrás

Explique cada um desses; Império babilônico Império assírio Império neobabilônico​

Respostas

respondido por: rcscsilva
9

Resposta:

Primeiro Império Babilônico

O Império Babilônico estava localizado na região hoje conhecida como Iraque, nas terras que atravessam os rios Tigre e Eufrates.

O Primeiro Império Babilônico foi criado por Hamurábi na baixa Mesopotâmia. Hamurábi liderou a Babilônia, controlando o maior Império de Ur. Era a dinastia dos amorreus, que terminou no século XVI, quando a região foi invadida pelos hititas. Esse é o contexto do período intermediário na Babilônia.  

Historicamente, esse período corresponde ao declínio da Suméria e ao início do domínio dos Assírios. É um período marcado por sucessivas invasões e guerras. Ainda assim, o império é consolidado entre os reinos de Lan e Isin, que perdem espaço geográfico para os estados ao norte da Mesopotâmia.

O Primeiro Período Babilônico também é denominado Período Paelobabilônico por estar compreendido em uma época em que passa a dominar a dinastia da Babilônia. Nessa fase ocorre o chamado Renascimento Sumério e o domínio dos Assírios.

Também nesse período ocorre a disposição do Código de Hamurábi, baseado na Lei de Talião e que previa regras de conduta. Entre as mais conhecidas e a aplicadas está o chamado "olho por olho, dente por dente", com a punição proporcional ao crime cometido.

Segundo Império Babilônico

Já o Segundo Império Babilônico começou em 612 a.C. e é marcado pela derrota dos assírios para os caldeus. Após a morte do rei assírio Assurbanipal, quem assume é Nabopolassar.

Nabopolassar (em acadiano: Nabu-apla-utsur), rei de Babilônia, no século VII a.C. De origem obscura, Nabopolassar foi um líder caldeu que se ergueu contra o despótico domínio da Assíria, aproveitando-se da morte de Assurbanípal, em 627 a.C. e de Candalanu, o rei-títere que governava a Babilônia. pai do famoso rei babilônico Nabucodonosor, que viveu entre 605 e 563 a.C.  

Nabucodonosor

Coube a Nabucodonosor transformar a Babilônia em um importante centro cultural. Também é nesse período que surge o conjunto arquitetônico formado pelos Jardins Suspensos da babilônia e a Torre de Babel, cuja referência está no Velho Testamento.  

O esplendor da Babilônia era preocupação constante de Nabucodonosor. Após sua morte, o Segundo Império Babilônico entrou em decadência.  

Economia

Até o início do império, a economia na Babilônia era baseada na agricultura. A partir do reinado de Nabucodonosor, contudo, o trabalho nas obras passaram a ser importante fonte de renda para a população, que recebia pelos serviços prestados.  

Além da agricultura e arquitetura, também era forte a produção de linho a partir de lã de ovelhas e cabras. O setor têxtil era um dos sustentáculos da Babilônia.

O Império Assírio

Assíria, também chamada de Império Assírio, foi um reino mesopotâmico e um império do Antigo Oriente Próximo e do Levante.

A Assíria é o antigo reino de Assur (Ashur), país da Ásia, localizado ao norte da Mesopotâmia a partir da fronteira norte do atual Iraque, que surge juntamente com Elam e Mari no alto Tigre, quando obtêm, em 1 950 a.C., a independência de Ur III.[carece de fontes]

O Império Assírio estava localizado na região leste da Alta Mesopotâmia, entre o rio Tigre e a cordilheira de Zagros.

Seus domínios se estenderam de Elam até as fronteiras do Egito. Seu ápice foi com o rei Sargão II (r. 722–705 a.C.).

Com seu forte exército dominou os hebreus, babilônios e egípcios, mas não resistiu à pressão de um levante em Elam, juntamente com um na Babilônia, dando a oportunidade para os egípcios recuperarem sua liberdade.

Logo em seguida, os medos, povo aliado aos caldeus e aos citas, tomaram a capital Nínive e a destruíram. Os assírios formaram o maior império, até então criado, antes do Império Persa.

As cidades mais importantes da Assíria, todas situadas no território do atual Iraque, eram Assur, atualmente Sharqat; Nínive, da qual os únicos vestígios que indicam sua localização são dois grandes tells, Quyunyik e Nabi Yunas; Khalcu (Nimrud) e Dur Sharrukan, atualmente Jursabad. Nínive, às margens do Tigre, foi a capital assíria durante o apogeu (705–612 a.C.).

No entanto, escavações indicam um início de aldeamento e povoação no período calcolítico, por volta de 6 000 a.C. Outra cidade-estado da Assíria de grande importância política e econômica foi Carquemis, antiga capital do reino hitita do século XII a.C..

A leste da Assíria se encontram os montes Zagros; ao norte, um escalão de platôs conduz ao maciço armênio; a oeste se estende a planície da Mesopotâmia. Ao sul se encontrava o país conhecido como Shumer, e Acádia e mais tarde Babilônia.


rcscsilva: me add
Perguntas similares