Em uma pesquisa, uma fita dupla de DNA de leveduras foi construída usando-se isótopos pesados. Depois disso, essa fita dupla passou por um ciclo de replicação, no qual foi permitido que as novas fitas de DNA fossem construídas com isótopos leves. Comparando-se o peso das amostras de DNA antes e depois da replicação, verificou-se que, devido à replicação: Aconservativa, preservam-se as fitas duplas de DNA pesadas e produzem-se novas fitas leves. Bconservativa, formam-se novas fitas duplas de DNA com cadeias leves entremeadas em cadeias pesadas. Cdispersiva, produzem-se novas fitas duplas de DNA com cadeias leves intercaladas em cadeias pesadas. Dsemiconservativa, as novas fitas duplas de DNA ficam mais leves que a fita-dupla original. Esemiconservativa, formam-se novas fitas duplas de DNA apenas com cadeias leves.
Respostas
A alternativa E) é a correta.
O modelo de DNA dos seres vivos superiores é composto por uma dupla fita semiconservativa que conserva sempre metade da fita de DNA do molde de DNA genitor.
A sequência de uma fita de DNA sempre determinará a sequência da outra pois, para que uma fita se pareie com outra, ela deve possuir bases nitrogenadas complementares, ou seja, que se ligam.
Isso também deve ocorrer para manter a características de ser semiconservativa.
Espero ter ajudado!
Alternativa correta: D) semiconservativa, as novas fitas-duplas de DNA ficam mais leves que a fita-dupla original.
A duplicação do DNA é semiconservativa. Isso significa que cada uma das moléculas formadas conserva uma das cadeias da molécula original, formando uma cadeia nova complementar. Assim, espera-se que as novas moléculas fiquem mais leves que a molécula original.