O marxismo, termo que ficou conhecida a vertente ideológica da sociologia que desenvolveu as propostas de Karl Marx para um modelo de sociedade que não seria administrada pelo capital. A contraposição das propostas do autor e consequentemente a sua maior crítica é para a sociedade burguesa que através de suas mercadorias constrangem o comportamento da sociedade capitalista e desta forma as interações sociais são desenvolvidas em uma lógica de mercadoria. VALENCIANO, Tiago; AGUIAR, Gilson Costa de. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Sobre o conteúdo relacionado as concepções sociais de Marx e o papel do Estado neste contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale (F) para falso e (V) para verdadeiro: ( ) O Estado não tem uma posição central na sociedade capitalista, pois não é sua função neste processo. ( ) A política é responsável por atender os interesses mercadológicos da classe burguesa. ( ) As relações de produção, assim como a propriedade tem sua legitimação no Estado. ( ) O Estado só não é consumidor das mercadorias produzidas pelo mercado, então não colabora com a burguesia. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Explicação:
Alguem sabe a resposta??????
Resposta:
Alternativa 2:
F; V; V; F.
Explicação:
( F ) O Estado não tem uma posição central na sociedade capitalista, pois não é sua função neste processo.
O Estado desempenha, nesta lógica, um papel central.
( V ) A política é responsável por atender os interesses mercadológicos da classe burguesa.
É mediante o controle do Estado e da política pela classe burguesa que se atende aos interesses da economia capitalista.
( V ) As relações de produção, assim como a propriedade tem sua legitimação no Estado.
O Estado, então, representa um dos instrumentos principais da vida social. Nele, busca-se a legitimação da propriedade e das relações de produção.
( F ) O Estado só não é consumidor das mercadorias produzidas pelo mercado, então não colabora com a burguesia.
O próprio Estado, para manter sua máquina pública, é um consumidor das mercadorias burguesas.